sexta-feira, 18 de junho de 2010

FEIRA 2010 - Zélia Duncan canta o CD Pelo Sabor do Gesto, sábado (19), às 21h


A cantora Zélia Duncan apresenta neste sábado, às 21h, no palco esplanada, canções do seu mais recente trabalho, o CD Pelo Sabor do Gesto, que foi indicado ao Grammy Latino. O álbum reúne novas composições e destaca parcerias com Chico César, Paulinho Moska, Fernanda Takai e Zeca Baleiro, entre outros.

Zélia nasceu em Niterói, dia 28 de outubro de 1964. Em 1971 mudou-se com a família para Brasília, onde ficou até 1987. Lá começou a cantar profissionalmente em 1981, na Sala Funarte. Foi lá que decidiu o caminho da música para sempre. Passou a se apresentar com frequência, na mesma Funarte.

Após abrir um show de Luis Melodia, no Teatro Nacional de Brasília, foi selecionada para representar o Distrito Federal no projeto Pixinguinha, no elenco do pianista Wagner Tiso e da cantora Cida Moreyra. Os três viajaram por sete cidades. Zélia amadureceu e, como ela mesma diz, aprendeu a apurar os ouvidos.

Aos 22 anos, a bordo de seu fusca branco, voltou para o Rio de Janeiro. Cursou a CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) ao mesmo tempo em que montou o primeiro show, com formação inusitada de guitarra, baixo acústico e clarinete. Cantou Itamar Assumpção, Caetano Veloso, Beatles, Police e algumas inéditas de outras pessoas.

No final de 1989, Zélia conheceu a diretora de teatro Ticiana Studart, recém chegada de Nova Iorque com ideias que batiam com os planos da cantora. Zélia Cristina no Caos! Esse foi o show bolado com poucos recursos, mas com figurinista, iluminador, técnico de som, banda, maquiador e até público.

Mesmo sem mídia, o resultado foi recompensador. Aos poucos Zélia passou as lotar as casas onde tocava. O Estúdio Eldorado procurou Zélia "Cristina" e a convidou para gravar. "Com um disco que era 30% do que se poderia fazer, tive duas indicações para o prêmio Sharp, como revelação e melhor cantora pop-rock e o prazer de dividir uma faixa com Luís Melodia".

Com a ajuda da gravadora e de uma empresária, cantou em São Paulo (Crownie Plaza), Porto Alegre, Florianópolis, Brasília e Teatro Ipanema. Participou de vários programas de TV, como Jô Onze e Meia, Programa Livre, Vídeo-Show e Metrópolis. O disco estava longe de se parecer com Zélia, mas rendeu mídia.

Em 1991 firmou um contrato de três meses para cantar nos Emirados Árabes. Os três meses viraram cinco. Isso cantando para pessoas que não entendiam uma só palavra de Zélia. Eram árabes, europeus, australianos e por aí vai. No entanto, ela achou a experiência fundamental, uma fase de crescimento, onde tudo foi aproveitado.


De volta ao Brasil, Zélia sabia que não era a mesma. Não se rendia mais a falsos parâmetros. Queria um som mais acústico, próprio. Montou então sua banda para uma temporada no Torre de Babel. Lá conheceu o compositor e produtor musical Guto Graça Mello, que abraçou as ideias da cantora. Sem compromissos, gravaram. Ela solta no estúdio e ele observando.

Pouco tempo depois, durante a gravação de uma faixa do Songbook de Dorival Caymmi, com Almir Chediak, Zélia recebeu a notícia que a colocaria nos trilhos de seus sonhos. A gravadora Warner (WEA) estava interessada na jovem cantora. "As coisas foram se encaixando de maneira surpreendente e tranquila. Batalhei pela sorte e ela mostrou a cara, acho que já era tempo", disse Zélia.

O CD Pelo Sabor do Gesto, gravado em 2009, é composto por músicas inéditas. Produzido por John Ulhoa, do Pato Fu, e Beto Vilares, o repertório traz 14 faixas com o melhor de seu estilo, com destaque para as canções Todos os Verbos, Telhados de Paris, Tudo Sobre Você e Sinto Encanto.

Um comentário:

  1. Zélia vc é mto espercial pra todos nós brasileiros,tem uma voz linda,suas letras são maravilhosas,eu te amo mto,que Deus continue iluminando seus caminhus...faz mais coisas boas ai pra nós ok!beijus minha gata!

    ResponderExcluir