segunda-feira, 25 de abril de 2011

Yuri Popoff Quarteto se apresenta no Noite Nossa Bar, em Franca, dia 28 de abril, às 21h


O quarteto do contrabaixista Yuri Poppof se apresenta no dia 28 de abril, a partir das 21h, no projeto Quinta Jazz do Noite Nossa Bar, em Franca, SP. O músico será acompanhado por Helton Silva (guitarra e violão), Pedro Macussi (teclado) e Marcos Sabino (bateria). Resevas podem ser feitas pelo telefone (16) 3724-2256.

Compositor e arranjador mineiro, Yuri nasceu em Espinosa e foi criado em Montes Claros. Iniciou os estudos no conservatório Lourenzo Fernandes. Em seguida, estudou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Complementou os estudos em São Paulo, com Ykeda Makoto, primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Nova Iorque.

Yuri começou a carreira profissional em 1975 como contrabaixista na Orquestra Sinfônica de Campinas. De 1979 a 1984 atuou na Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. Em mais de 20 anos de carreira, o músico participou de inúmeras tournés nacionais e internacionais, shows e gravações de artistas renomados.

Beto Guedes, Toninho Horta, Nana Caymmi, Maria Bethânia, João Donato, Simone Guimarães, Selma Reis e Leila Pinheiro estão entre os artistas com os quais Yuri trabalhou. Em 1993, o músico recebeu o prêmio Sharp de revelação na Musica Instrumental, com o elogiado CD “Catopê”.

Radicado no Rio de Janeiro desde 1985, o compositor já teve músicas gravadas por Toninho Horta, Mauro Senise, Simone Guimarães, Clara Sandroni, Leny Andrade, Ângela Evans, Victor Santos e músicos internacionais como Wayne Shorter, Marck Egan, o guitarrista coreano Jack Lee e o violinista austríaco Rudi Berger, entre outros.