sábado, 8 de junho de 2013

Roberto Carlos faz apresentação única em Ribeirão

O cantor e compositor Roberto Carlos faz apresentação única em Ribeirão Preto, dia 11 de maio, às 21h, no Centro de Eventos Pereira Alvim. O artista será companhado por orquestra de 16 músicos e três vocais, regida pelo maestro Eduardo Lages. Os ingressos custam de R$ 110 a R$ 480. O local fica na Avenida Maurílio Biagi, nº 1.800. Informações pelo telefone (16) 3421-3072.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Regina Dias interpreta sucessos de Nara Leão, domingo (9), às 15h30, nos Estúdios Kaiser

A cantora Regina Dias, natural de Ribeirão Preto e radicada em São Carlos, interpreta canções que fizeram sucesso na voz de Nara Leão, entre outros clássicos da MPB, neste domingo (9), às 15h30, nos Estúdios Kaiser de Cinema. Regina atua no circuito musical há mais de 30 anos. Atualmente é vocalista do grupo Hamilton e seus Estados.

Regina já atuou ao lado de artistas como Paulinho Nogueira, Guinga, Guto Lacaz, Simone Guimarães, Bia Mestriner, Dimi Zumquê, Maria Butcher, Celso Viáfora, Hamilton Silveira, Juarez Moreira e Marcio Correia, entre outros. Tem faixa musical gravada no CD da Rádio USP Ribeirão Preto e gravou DVDs dos shows A Bossa ainda é Nova e Elas por Ela.

A artista iniciou a carreira musical em 1980, como vocalista dos grupos Sassafrás e Bagage. Em 2009, Regina foi premiada no Femucic (Festival de Música Cidade Canção) Sesc Maringá, com a gravação de uma das faixas do CD Música Congada, lançado no mesmo ano.

Filarmônica do Sesi/Acissp toca na 13ª Feira Nacional do Livro, domingo (9), a partir das 15h

A Filarmônica Infanto Juvenil do Sesi/Acissp (Serviço Social da Indústria; e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), formada por crianças e jovens de 8 a 16 anos, se apresenta na Vila do Livro, domingo (9), às 15h, durante a 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. No repertório, música popular.


O grupo formado em agosto de 2006 conta atualmente com 31 integrantes e 20 alunos em fase de desenvolvimento. Todos recebem aulas teóricas e práticas de música, sob a regência do maestro Luciano Altran. Através da música, os integrantes recebem noções de cidadania, meio ambiente, administração do tempo e disciplinas escolares.

Hélio Ziskind apresenta show infantil na 13ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, domingo (9), às 10h

O músico Hélio Ziskind, um dos fundadores do Grupo Rumo, apresenta show infantil no palco principal do parque Maurílio Biagi, neste domingo (9), a partir das 10h. A artista foi consultor musical na TV Cultura de São Paulo de 1985 a 1993. Ganhou destaque por compor temas para os programas Roda Viva, Repórter Eco, Vitrine, Vestibulando, Nossa Língua Portuguesa, Rá-tim-bum, Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Cocoricó, entre outros.


Ziskind cursou Composição no Departamento de Música da ECA/USP (1975 a 1982), em São Paulo. Em 1997 lançou o álbum Meu Pé Meu Querido Pé, reunindo temas de programas como Cocoricó, Castelo Rá-Tim-Bum, Banho de Aventura, Glub-Glub e X-Tudo além de incluir uma versão musicalizada do poema "Plutão", do escritor Olavo Bilac.

Corais do Colégio Itamarati e da AOPR cantam domingo (9), das 9h às 10h, na escada do Pedro II

O Coral Infanto Juvenil do Colégio Itamarati se apresenta neste domingo (9), às 9h30, na marquise do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP. As 50 vozes serão regidas pela professora Laís Paolini, acompanhadas pelo piano de Regina Lúcia de Castro. O Coral foi criado em 1991 como atividade extracurricular.

Já o Coral da Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP) se apresenta às 9h30, coordenado por uma equipe da Cia. Minaz, sob a batuta da maestrina Gisele Ganade. O Coral existe há 13 anos e vem integrando, divertindo e encantando os dentistas associados à AORP.

Corais Sincovarp e Gira Sol animam a marquise do Theatro Pedro II, neste sábado (8), das 9h às 10h

O Coral do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), formado por 35 vozes sob a batuta da regente Regina Lúcia Regada Mello Matos de Castro, apresenta canções populares e folclóricas na marquise do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, neste sábado (8), às 9h. Em seguida, às 9h30, o Coral Gira Sol, formado por 25 vozes sob regência de Fátima de Oliveira Domingo, apresenta um repertório de músicas alemãs e folclóricas.

Coral Sincovarp regido pela batuta de Regina Lúcia de Castro

Músico Paulo Bira leva show Brasileirinhos ao palco principal da 13ª Feira do Livro, sábado (8), às 10h

Brasileirinhos - música para os bichos do Brasil. Este é o nome do CD lançado por Paulo Bira, que traz 15 composições baseadas nos poemas da série de livros Brasileirinhos (Cosac Naify), com poemas de Lalau e ilustrações de Laurabeatriz. Bira vai apresentar o show sábado (7), às 10h, no palco principal da 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

                                                                                                                                                                Foto: Vania Vieira

A apresentação é direcionada ao público infantil. No entanto, o show certamente despertará interesse de adultos apaixonados por música. O CD, lançado em 2010 pelo selo Azul Music, conta com a participação de grandes intérpretes como Zeca Baleiro, Suzana Salles, Paulo Tatit, Skowa, Mario Manga, Jerry Espíndola e Marisa Orth, entre outros. O álbum foi indicado ao prêmio Grammy Latino em 2010 na categoria Melhor Álbum de Música para Crianças.

Além de musicar todos os poemas com nome de bichos em extinção, Paulo Bira também produziu, arranjou e gravou o CD. Sua inspiração surgiu naturalmente: “Desde que o primeiro livro dessa série foi lançado, sempre gostei de ler para os meus filhos. Com o tempo, fui percebendo a musicalidade que os poemas e a própria personalidade dos bichos revelavam. A partir daí, as músicas foram surgindo quase que naturalmente”, diz Paulo.  

Os ritmos são atração à parte. O imponente Urubu-rei ganhou um ritmo valseado; o Jacaré-de-papo-amarelo, como é comum no Pantanal, é representado por uma guarânia, com direito a viola caipira de Luiz Waack; a indolente Preguiça ganhou uma moda de viola que, depois, se transforma em reggae; o Mico-leão-dourado, coisa muito nossa, ganhou um samba; já o Peixe-serra e o Tubarão-martelo inspiraram um tremendo rock!

O músico - Baixista, compositor, arranjador e produtor, Paulo Bira sempre teve a preocupação de equilibrar teoria e prática em sua formação musical. Seus estudos formais compreendem baixo acústico com Gerson Frutuoso (Orquestra de Cordas do SESC), baixo elétrico com Celso Pixinga, harmonia com Hilton Jorge Valente (Gogô) e arranjo com o maestro Claudio Leal Ferreira.

Em 1996, lançou um CD solo instrumental (“Paulo Brioschi, Músico”) onde assina todas as composições e arranjos, além da produção e direção musical. Tem participações gravadas em CDs de Luiz Waack, Tetê Espíndola, Bocato, Alzira Espíndola, Bob Cupini, Dema K., Miriam Maria e Mona Gadêlha, para quem produziu e arranjou várias faixas de seus 2 últimos CDs.

Em 2005 iníciou o projeto ROTOROOTS, com o baterista e percussionista Paulo Pixú e o tecladista Edu Diegues. Trabalha com o grupo Mawaca desde 2003, como baixista, e foi co-produtor do mais recente trabalho do grupo, intitulado "Rupestres Sonoros".

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gilberto Gil leva o show Sucessos ao parque Maurílio Biagi, neste sábado (8), a partir das 21h

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil leva o show Sucessos ao palco principal do parque Maurílio Biagi, em Ribeirão Preto, neste sábado (8), a partir das 21h. O evento integra a programação musical da 13º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. No repertório, clássicos de seus quase 50 anos de carreira.

Com 57 álbuns lançados, Gilberto Gil ganhou oito Grammys, o "Oscar da Música".
Ritmos do nordeste do Brasil como o baião, samba e bossa-nova foram fundamentais na sua formação. Usando essas influências como um ponto inicial, Gil formulou sua própria música, incorporando rock, reggae, funk e ritmos da Bahia, como o afoxé.


A obra musical de Gilberto Gil abrange uma ampla dimensão e variedade de ritmos e questões em suas composições, pertinentes a realidade e a modernidade; da desigualdade social às questões raciais, da cultura Africana à Oriental, da ciência à religião, entre muitos outros temas.

A importância de Gil na cultura do Brasil vem desde os anos 1960, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo. Radicalmente inovativo no cenário musical, o movimento assimilou a cultura pop aos gêneros nacionais; profundamente crítica nos níveis políticos e morais, o tropicalismo finalizou sendo reprimido pelo regime autoritário militar.

Foto: J. Freitas
Anos mais tarde, seu engajamento político o levou à câmara dos vereadores de Salvador, em 1989, pelo PMDB. No ano seguinte, filiou-se ao PV (Partido Verde), como membro da Comissão Nacional Executiva. Em janeiro de 2003, foi nomeado Ministro da Cultura, cargo que exerceu até julho de 2008. Desde então, dedica-se à vida artística.

Baby do Brasil canta ao lado do filho, Pedro Baby, sexta-feira (7), às 21h, no parque Maurílio Biagi

Baby Sucessos é o nome do show em comemoração aos 60 anos (completados em 2012) da cantora Baby do Brasil, sexta-feira (7), a partir das 21h, no palco principal do parque Maurílio Biagi. A artista será acompanhada pelo filho, o guitarrista Pedro Baby.

Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, a Baby Consuelo, e mais recentemente Baby do Brasil, nasceu em Niterói, RJ, em 1952. Desde criança ligada à música, Baby venceu um festival de música em Niterói aos 14 anos. A carreira de artista começou em 1969, em Salvador, BA, como cantora do grupo Novos Baianos, onde ficou até 1979.


Os Novos Baianos era formado pelos músicos Moraes Moreira, Galvão e Paulinho Boca de Cantor, além do guitarrista Pepeu Gomes, com quem foi casada. O primeiro álbum solo de Baby, O Que Vier Eu Traço, foi sucesso de mídia e de vendagem pela gravadora Warner Music. Seu primeiro grande sucesso solo foi a canção Menino do Rio, de Caetano Veloso.

Baby é mãe de seis filhos: Riroca (que trocou o nome para Sarah Sheeva), Zabelê, Nana Shara, Pedro Baby, Krishna Baby e Kriptus Baby. Após uma temporada dedicada à música gospel, em 2012 decidiu interpretar, com arranjos de Pedro Baby, clássicos de sua carreira como Menino do Rio, Tudo azul, Cósmica, Todo dia era dia de índio, Um auê com você, Mistério do Planeta, entre outras.

Gabriela Francheck se apresenta neste sábado (8), a partir das 20h, no palco do Parque Maurílio Biagi


A cantora ribeirãopretana Gabriela Francheck apresenta o show “Vinícius, Lobato e Outros Pessoas", neste sábado (8), a partir das 20h, no palco principal do parque Maurílio Biagi. O show integra a programação musical da 13ª Feira Nacional do Livro de Riberão Preto, que acontece de 6 a 16 de junho. Gabriela se apresenta antes do cantor baiano Gilberto Gil.

A cantora funde música à literatura para homenagear três grandes nomes da língua portuguesa. Gabriela vai interpretar clássicos como Berimbau e O morro não tem vez, de Vinícius, além de clássicos da trilha sonora do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. De Fernando Pessoa, a artista traz poemas como Palmares e Não digas nada.  Os ritmos variados e brasileiríssimos contemplam samba, baião, maracatu, ijexá, entre outros.

Banda Chavala Talhada abre a programação musical da 13ª Feira do Livro, sexta (7), às 20h

Chavala Talhada é a primeira banda a se apresentar no circuito musical da 13ª Feira nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 6 a 16 de junho. O grupo se apresenta nesta sexta-feira (7), a partir das 20h, no palco principal do parque Maurílio Biagi. A banda se apresenta antes da cantora Baby do Brasil.

No ano passado, a banda fechou parceria com o estúdio MGB para gravar o segundo trabalho, “Chavala Talhada”, com participações especiais e um irresistível naipe de metal, com produção artística, musical e executiva de Ale Balbo. O primeiro álbum, “Suíngue Samba-Daime”, foi gravado em 2009 com seis músicas produzidas de maneira independente.


Formada por José Rubens Sales, Kleber Vitaliano, Thadeu Schmidt, Walter Oliveira e Adriano Martins, a Chavala Talhada lançou sua primeira "demo" em 2003, com músicas que ficaram conhecidas pelo público ribeirãopretano ao longo dos anos, como “O Homem Só”, vencedora do FEA Festival (festival de bandas da Usp/RP).

As composições carregam um toque bem humorado e vão da cadência do samba ao peso do rock'n’roll. Influenciada por Benjor, Tim Maia e Nação Zumbi, a banda já se apresentou em festivais como o João Rock, Forró da Lua Cheia, Mostra Independente de Bandas de SP, Festival Fagulha e ainda foi vice-campeã do Festival da Alta Mogiana (FAM), em 2008, com a música “Toca Psy”.

A Chavala também dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, tais como Tribo de Jah, Farofa Carioca, Cachorro Grande, Plebe Rude, Blitz, Emicida, Móveis Coloniais de Acaju, Curumin, SP Funk, Macaco Bong, Black Drawing Chalks, Dead Fish, entre outras.

Cantor Sergio Gonçalves apresenta MPB no Aperitivo Musical do Sesc, domingo (9), às 11h

O cantor Sergio Gonçalves interpreta grandes nomes da MPB, como Caetano, Chico, Djavan, Gil, Tom Jobim, Gonzaguinha, João Bosco, Lulu Santos, Skank, Paralamas do Sucesso, entre outros, neste domingo (9), das 11h ás 13h, na Área de Convivência do Sesc Ribeirão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-4477. O Sesc fica na rua Tibiriçá, 50 - Centro.

Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha se apresenta sábado (8), às 20h, no Theatro Pedro II

                                                                                                         Fotos: Divulgação

A Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha encerra turnê no Brasil, neste sábado (8), a partir das 20h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP. Formada por músicos da Orchesterzentrum NRW e da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), a orquestra apresenta repertório de música clássica europeia e da música erudita brasileira.

Regência será do maestro alemão Lothar Zagrosek
O evento integra a programação do Ano da Alemanha no Brasil. Orquestras Young Euro Classic binacionais já promoveram eventos oficiais da Alemanha em diversos países, fazendo entre outros a abertura do Ano da Alemanha na China, Índia, Japão e Rússia. O ensemble de jovens músicos tocará sob a batuta do maestro Lothar Zagrosek.

No Brasil, a estreia da turnê aconteceu em maio, no Teatro Municipal de São Paulo. Desde então, a Young Euro Classic Ensemble Brasil-Alemanha já se apresentou em 11 cidades. O espetáculo de Ribeirão Preto marca o encerramento da temporada. O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111.

Paulinho Moska toca hoje (6), a partir das 20h30, no galpão de eventos do Sesc em Ribeirão Preto

                                                                                                                   Divulgação

O compositor carioca Paulinho Moska apresenta o repertório do seu último trabalho, “Muito Pouco”, nesta quinta-feira (6), a partir das 20h30, no galpão de eventos do Sesc Ribeirão. O CD duplo, o Muito e o Pouco, tem nove canções cada. Segundo a assessoria do artista, trata-se de "um projeto de belas canções, com melodias que grudam nos ouvidos, tocadas e cantadas com uma rara honestidade".

Nascido no Rio de Janeiro em agosto de 1967, filho de um carioca com uma baiana, Moska cresceu ouvindo todo tipo de música, dos clássicos aos bregas, da MPB tradicional ao rock progressivo dos anos 1970. Viveu a adolescência na década de 1980, período do estouro das bandas de rock no Brasil. Desde os 13 anos, quando começou a aprender a tocar violão, já tentava compor suas próprias canções.

Formou-se em teatro e atuou no cinema. Cantou na orquestra de vozes “Garganta Profunda” (coral performático com repertório eclético regido por Marcos Leite) de 1984 a 1986. Integrou o irreverente grupo “Inimigos do Rei” no final dos anos 1980, com hits como “Uma Barata Chamada Kafka” e  “Adelaide”. Em 1991 começou a se dedicar à carreira solo.

Moska lançou sete discos autorais e dois registros de shows ao vivo: no Teatro Rival (1997) e no Teatro da Caixa/Brasília (2007).  Sua carreira discográfica é marcada pela pluralidade brasileira. Suas canções passeiam pela MPBPop, pelo rock, flerta com a eletrônica, gingam no samba e se libertam de qualquer gueto ou estilo.

Os ingressos para o show de Paulinho Moska custam de R$ 2,50 a R$ 10. O Sesc Ribeirão fica na rua Tibiriçá, nº 50 - Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-4477.