quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gilberto Gil leva o show Sucessos ao parque Maurílio Biagi, neste sábado (8), a partir das 21h

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil leva o show Sucessos ao palco principal do parque Maurílio Biagi, em Ribeirão Preto, neste sábado (8), a partir das 21h. O evento integra a programação musical da 13º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. No repertório, clássicos de seus quase 50 anos de carreira.

Com 57 álbuns lançados, Gilberto Gil ganhou oito Grammys, o "Oscar da Música".
Ritmos do nordeste do Brasil como o baião, samba e bossa-nova foram fundamentais na sua formação. Usando essas influências como um ponto inicial, Gil formulou sua própria música, incorporando rock, reggae, funk e ritmos da Bahia, como o afoxé.


A obra musical de Gilberto Gil abrange uma ampla dimensão e variedade de ritmos e questões em suas composições, pertinentes a realidade e a modernidade; da desigualdade social às questões raciais, da cultura Africana à Oriental, da ciência à religião, entre muitos outros temas.

A importância de Gil na cultura do Brasil vem desde os anos 1960, quando ele e Caetano Veloso criaram o Tropicalismo. Radicalmente inovativo no cenário musical, o movimento assimilou a cultura pop aos gêneros nacionais; profundamente crítica nos níveis políticos e morais, o tropicalismo finalizou sendo reprimido pelo regime autoritário militar.

Foto: J. Freitas
Anos mais tarde, seu engajamento político o levou à câmara dos vereadores de Salvador, em 1989, pelo PMDB. No ano seguinte, filiou-se ao PV (Partido Verde), como membro da Comissão Nacional Executiva. Em janeiro de 2003, foi nomeado Ministro da Cultura, cargo que exerceu até julho de 2008. Desde então, dedica-se à vida artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário