sábado, 30 de outubro de 2010

Alexandre Piu Trio encerra a 4ª Semana da Música da Unaerp, com jazz e música brasuka

Fotos: Ale Carolo

O pianista Alexandre Piu, acompanhado por Eduardo Machado (contrabaixo) e Marco Sabino (batera) formam o trio que encerrou, na noite desta sexta-feira (29), as atividades da 4ª Semana da Música da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Os músicos de Franca mostraram a qualidade do som do interior paulista, com clássicos do jazz, samba e composições de Piu.

Formado pelo renomado conservatório de Tatuí, SP, Alexandre Piu é arranjador e compositor. Já dividiu palcos com artistas como Amelinha, Carla Vez, Geraldo Azevedo, Oswaldo Montenegro, Fernanda Porto, Toquinho, entre outros. Durante quatro anos, foi pianista do cantor e compositor Belchior e, junto com o guitarrista Diego Figueiredo, fez vários shows no Brasil e no mundo.

Com 17 anos de carreira, Alexandre Piu vem conquistando o público por sua originalidade como intérprete e solista. Atualmente, está finalizando o seu primeiro CD solo. Com uma técnica apurada, Piu interpretou para os alunos de Música da Unaerp, clássicos como Stella boy Star light (Victor Young), Saem (Chico Seria), Somos Todos Iguais Nessa Noite (Ivan Lins), Samambaia (César Camargo Mariano), além de composições próprias.


O baixista Eduardo Machado começou tocar aos 12 anos. Formado no conservatório de Tatuí, em MPB e Jazz, já tocou e gravou com Diego Figueiredo, Mauro Hector, Arthur Maia, Roberto Menescal, Jair Rodrigues, Robertinho Silva, Cyrille Aimée, Bob Wyatt, Chico Oliveira, Toninho Ferragutti, Daniel Santiago, entre muitos outros. O músico tem um CD/DVD gravado.

Revelação apresenta show do CD/DVD Ao Vivo no Morro, hoje (30), às 22h30, no RP Hall

Foto: Divulgação

O grupo de samba carioca Revelação apresenta neste sábado (30), a partir das 22h30, no RP Hall, em Ribeirão Preto, SP, canções do CD/DVD Ao Vivo no Morro, gravado em 2009, no Rio de Janeiro. O evento terá abertura dos grupos Chega pra Sambar e Inspira Samba.

O Revelação é formado por Artur Luis (reco-reco), Mauro Jr. (banjo), Beto Lima (violão e guitarra), Rogerinho (tantã), Sergio Rufino (pandeiro) e Xande de Pilares (cavaquinho e voz). No repertório, sucessos como Deixa Acontecer, Grades do Coração e Tá Escrito, além de algumas inéditas.

A rapaziada também vai animar a plateia interpretando versões de Sina (Djavan), Dandalunda (Carlinhos Brown) e Levada Louca (Banda Eva). Informações sobre preços de ingressos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3967-5150. O RP Hall fica na fua Capitão Salomão, n° 2330 - Jardim Mosteiro.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Piano do compositor Bebeto Von Buettner encanta estudantes de música da Unaerp

Fotos: Ale Carolo

O pianista, compositor e professor de música Arno Roberto Von Buettner, o Bebeto, exalou sua sensibilidade musical, em apresentação exclusiva para alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), ontem (28) à noite, no teatro Bassano Vaccarini, Campus I.

Após realizar um Laboratório de Pesquisa com os estudantes, com enfoque em música, arte e pedagogia, Bebeto interpretou, ao piano, clássicos da música brasileira. Dono de um estilo sem igual, livre, dotado de uma riqueza harmônica refinada, o músico arrancou aplausos da plateia, com destaque para a canção Retrato em Branco e Preto, de Tom e Chico.

Sofisticado intérprete e compositor, suas obras traduzem o pensamento de um pianista que não se limita ao trivial de seu instrumento. No laboratório, Bebeto propôs aos alunos que criassem sua própria música, de forma inventiva, sem regras ou convenções, com total liberdade criativa. A plateia correspondeu. A livre sonoridade tomou conta do teatro. Bebeto se emocionou.


Nascido em 1947, em Campinas, SP, Bebeto é formado em Composição Musical e Regência pela Unicamp, onde foi professor de Harmonia e Piano, de 1994 a 1999. Ainda estudante, publicou uma análise das cadências de cinco concertos para piano de Heitor Villa Lobos, com edições em português e inglês (editora Unicamp).

O artista compôs música para o vídeo “O Revolucionário Romântico”, sobre Flávio de Carvalho. A composição rendeu o Prêmio Estímulo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Para cinema, Bebeto fez música para "Quincas Borba”, do diretor Roberto Santos. Já para televisão (TV Cultura) escreveu para a obra “Sonata”, de Érico Veríssimo.


Como pianista, participou de gravações para o programa “Um Piano ao Cair da Tarde”, da Rádio Eldorado. Gravou um vinil com a cantora Maria Medalha e um vinil e um CD com o “Solar Trio”, este último indicado ao Prêmio Sharp como melhor disco de música instrumental. O músico também gravou um CD solo “Bebeto von Buettner”.

Bebeto foi apontado pelo jornalista e crítico musical Armando Aflalo, da Revista POP, como um dos cinco melhores pianistas de Jazz da cidade de São Paulo. Apresentou diversos recitais, como “O Piano Brasileiro”, no Teatro Anchieta, além dos teatros municipais de Londrina e Jaú.

Em Campinas, se apresentou nos teatros do Centro de Convivência, da CPFL “Café Filosófico” e da Cultura Inglesa, entre outros. Publicou, em 2005, o livro “Harmonia: uma questão de timbre” (editora Vitale), utilizado por diversas instituições de ensino musical, como a Faculdade de Música da Unicamp e outras. Atualmente é professor de cursos livres de Harmonia, Piano e Composição.

Banda Balaco agita o sábado (30) do Boulevard com muito samba-rock, black music e soul

A banda Balaco toca o melhor de samba-rock, black music, soul e outras vertentes do samba, neste sábado (30), a partir das 21h, no Espaço Goa Lounge, em Ribeirão Preto, SP. O repertório animado conta com arranjos inusitados e a presença dos metais como saxofone, trompete e trombone, marca registrada do grupo. O Goa fica na rua Marcondes Salgado, 1621 - Boulevard. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3234-2316.

Rapaziada da Banda Balaco, em ensaio sempre descontraído

Rodrigo Emke interpreta o astro Elvis Presley, sexta e sábado, em pub de Ribeirão Preto


O vocalista Rodrigo Emke interpreta os maiores sucessos do astro do rock norte-americano Elvis Presley, no final da noite desta sexta-feira e sábado, no pub Vila Dionísio. A casa fica na rua Eliseu Guilherme, 567, em Ribeirão Preto, SP.

Emke foi descoberto num festival regional de karaokê, em 1995. O timbre vocal grave (baixo) o levou a interpretar canções de Elvis Presley. Em 1996, começou a apresentar o repertório do astro. Suas primeiras composições próprias foram criadas nessa época, culminando na gravação de seu CD solo, em 1997.

Em 2000, Rodrigo ganhou prêmios de revelação e melhor interprete em festivais de música brasileira defendendo suas composições. Na época, recebeu moção de aplausos e congratulações da Câmara de Vereadores de Americana. Em 2002, em duas oportunidades, participou do programa Raul Gil, ainda na TV Record de São Paulo.

Em maio de 2004, Rodrigo esteve junto com outros 30 cantores na TV Globo do Rio, pré-selecionados entre mais de 25 mil candidatos para o programa “Fama”. Em agosto ele realizou um de seus maiores sonhos, cantou no mundialmente famoso palco do “The Cavern Club” em Liverpool na Inglaterra.

Em 2005, Emke produziu e dirigiu junto a seus companheiros da banda tioVester o mais completo show sobre a história e a vida de Elvis Presley no Brasil, o espetáculo “O Rei”. Atualmente, Emke continua na estrada homenageando o astro. Mais informações sobre o show deste final de semana podem ser obtidas pelo telefone (16) 3610-7416.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Banda Srta. Zirma agita a sexta-feira (29), a partir das 21h30, na rua Duque de Caxias, 1510


A Banda Srta. Zirma, formada por Ju Mangolin (voz e violão), Drika Jaxs (baixo), Renata Faria (percuteria), Larissa Nalini (trompete, voz e percussão) e Gá Hebling (percussão e voz), se apresenta nesta sexta-feira (29), a partir das 21h30 no ArmazéN EsperanzA. O ingresso custa R$ 6.

Projeto Jazz na Coisa traz Banda Balaco Instrumental, sexta (29), a partir das 21h

A 17ª edição do projeto Jazz na Coisa recebe a Banda Balaco, de volta às suas origens, apresentando somente repertório instrumental, mesclando o jazz com a música latina e brasileira. O projeto, que é realizado quinzenalmente no espaço cultural A Coisa, em Ribeirão Preto, passa ter novo horário. Abre as portas, na sexta-feira (29, às 22h.

A Banda Balaco vai se sentir em casa no projeto Jazz na Coisa. Os quatro componentes do Pó de Café Quarteto, grupo que comanda as noites de jazz no espaço, Bruno Barbosa (contrabaixo), Duda Lazarini (bateria), Marcelo Toledo (sax) e Leandro Cunha (piano) também integram a Banda Balaco.

No início de sua trajetória, em 2001, o repertório da banda era essencialmente instrumental, com grande destaque para a sonoridade latina. Aos poucos, o grupo foi acrescentando pitadas de samba, funk e soul, até chegar ao formato atual, sendo hoje uma das principais bandas de samba-rock e suingue do interior paulista.

Mais do que entrosados, os músicos Manga Moraes (trompete) e Mauro Zacharias (trombone) se juntam nesta apresentação especial ao Pó de Café Quarteto para reeditar a formação da Banda Balaco instrumental. No repertório, vão figurar salsa, samba misturado ao jazz e ao funk e também arranjos balançados para clássicos do jazz.

Na abertura da noite e nos intervalos da música ao vivo, o DJ Rodrigo Kcond acompanha o clima festivo e rola sons brasileiros e latinos. O projeto Jazz na Coisa também conta com a colaboração do designer Pedro Bó, criador dos cartazes da noite. O ingresso custa R$ 10 (não aceita cartão de crédito). O Espaço A Coisa fica na rua Amador Bueno, 1.300, em Ribeirão Preto, SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9205-6356.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bandas Dom Amaro e Kidzilda agitam o Bronze Night Club nesta quarta-feira (27), às 23h

As bandas Dom Amaro e Kidzilda levam rock'n roll ao Bronze Night Club, hoje (27), a partir das 23h. A Dom Amaro apresenta canções em português, bem estruturadas, com estilo próprio. Com um CD gravado, mistura guitarras modernas à irreverência do samba em canções como "Brazilian People Very Good" e "Marcha Para um Coração".

A banda Kidzilda é formada por Junior Cândido (vocal, guitarra), Suemar Parcio (vocal, guitarra e teclado), Guilherme Bimbati (baixo) e Marcos (bateria). Com um CD independente, o grupo tem várias influências que incluem rock inglês dos anos 60, jovem guarda, rock nacional dos anos 80 e até MPB.

Projeto Redonda Cultural abre leque artístico em Ribeirão Preto, neste sábado (30)

Música para assistir, cinema e artes para beber e cachaça pra dançar. É assim que o projeto Redonda Cultural vai agitar o sábado (30) do ribeirãopretano, com um leque de manifestações artísticas que acontece a partir das 17h, no Espaço de Artes Atelier Eurico Rezende & Paló, na praça redonda da rua Marcondes Salgado, 1840 - Boulevard.

O projeto, segundo os organizadores, é um coletivo de pessoas, com diversas linguagens artísticas, que deseja resgatar e fomentar, através de ações integradas, a diversidade cultural de Ribeirão Preto e região. O evento vai reunir música, artes plásticas, teatro, literatura, fotografia e artes visuais, associados à sustentabilidade.

Para assistir, o evento sugere a "Mistureba Musical", com a apresentação de músicos e DJs de várias gerações, com conceitos sonoros diferenciados. Para beber, a proposta inclui a exibição de curtas, exposições de fotos e artes plásticas, teatro e picadeiro, entre outras manifestações sob os conceitos do "respeito", da "reciclagem" e da "reinvenção".

Para dançar, a "marvada", drinks e chope. Para calçar o fígado, caldinho de feijão. Para sua presença ser ainda mais coerente, apareça de bike. Independente do evento de sábado, confira a exposição permanente do acervo de obras dos artistas. Convide os amigos e marque presença. A ideia é arredondar esse leque artístico pelo menos uma vez por mês.

clique para ampliar
 O ingresso para participar do Projeto Redonda Cultural custa R$ 10. Mais informações podem ser obtidas com Vã Villac (16) 8165-5694; Si Portugal (16) 9138-7731; Paló (16) 9752-8799 e Di Cabral (16) 9235-4049.

Artigo: O Músico e o Ego

por *João Chaim

Hoje, por trás do horizonte das cordas do meu violão, passo de 1/2 século de reflexões. Não parece!, dizem. Poxa, mas como pode? E vivendo na noite? Qual o segredo? Então eu digo: Música, uma boa dose diária de Música. Ela faz com que o Espírito da gente pemaneça jovem e isso reflete principalmente nos Olhos.

Já perceberam como todo músico tem olhos de menino? É como diz a Música "há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração". A Música pode ser ingerida diariamente, em fartas doses, que não faz mal algum. Porém, ela tem um e apenas um efeito colateral: infla o ego.

A classe musical, ao menos desta cidade, nunca conseguiu se unir, por causa deste efeito. Vários movimentos foram destruídos por causa dele. Então, hoje, após 1/2 século, vou me dar o direito de dizer a todos os músicos: não cometam esse erro! Não deixem que a Vaidade tome conta de suas cabeças.

Se você é melhor do que aquele que está ao seu lado, ensine, encorage, ajude-o a melhorar, sem medo de que ele o ultrapasse. Se Você é pior, seja humilde, respeite, peça ajuda e, se ficar melhor do que ele, não esqueça quem lhe ensinou.

Tem muita "panela"? Tem! Tem muito Star? Tem! Mas quando dou de topa com isso, trato com educação e faço de conta que não percebo. Mais do que um grande Músico, eu descobri que quero mesmo é ser uma grande Pessoa. Um abraço a todos.

*João Chaim Neto é músico

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Gaúchos da banda Cachorro Grande agitam Ribeirão Preto nesta quinta-feira (28)

A banda de rock gaúcha Cachorro Grande se apresenta nesta quinta-feira (28), a partir das 21h, na casa noturna Cinema D, que fica na Av. Nove de julho, 2241, em Ribeirão Preto, SP. No repertório, canções do último álbum, Cinema, lançado em 2009. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3623-2358, 3623-3744 e 3904-9898.

Trio Virgulino apresenta o melhor do forró nesta quinta (28), às 21h, no Sesc Ribeirão

O Trio Virgulino, formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), se apresenta nesta quinta-feira (28), a partir das 21h, no Galpão de Eventos do Sesc Ribeirão. Com 29 anos de carreira, o grupo é um dos responsáveis pela difusão do forró pé de serra, ritmo tipicamente brasileiro.


O trio apresenta canções do CD Isso Aqui Tá Bom Demais, lançado em 2009 com 14 faixas, entre outras canções de sucesso. O trio possui oito CDs e um DVD. Os ingressos custam R$ 10 (inteira), R$ 5 (usuário matriculado e dependentes, + 60 anos, professores da rede pública e estudantes) e R$ 2,50 (trabalhador no comércio matriculado e dependentes). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-4477.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quinteto de Clarinetas Madeira de Vento se apresenta nesta quarta (27), às 21h, no Sesc

O Quinteto de Clarinetas Madeira de Vento, formaro pelos músicos Fernando de Oliveira, João Francisco Correia, Mário Marques, Michel Moraes e Otinilo Pacheco, se apresenta nesta quarta-feira (27), a partir das 21h, no Galpão de Eventos do Sesc Ribeirão.


O grupo, criado em 1998, faz música de câmara misturando elementos de obras eruditas e popular brasileiras, das rodas de choro e bandas de coreto, preservando a alegria e o prazer de realizar boa música.

Os ingressos para a apresentação do quinteto devem ser retirados com uma hora de antecendência, gratuitamente, na Central de Atendimento do Sesc. O galpão tem capacidade para 120 pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-4477.

Yuka de Almeida Prado e Rubens Ricciardi se apresentam terça (26), às 20h30, no Pedro II

A soprano Yuka de Almeida Prado e o pianista Rubens Ricciardi apresentam obras de Gabriel Fauré, André Campra, Yoshinao Nakada, Claudio Santoro, Manuel de Falla, Rentaro Taki, Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone, nesta terça-feira (26), a partir das 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP.

O espetáculo é promovido pela Fundação D. Pedro II, Grupo Pró-Música em parceria com a USP (CCRP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Curso de Música de Ribeirão Preto). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes não pagam. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.

domingo, 24 de outubro de 2010

Ari Borger Quartet se apresenta nesta terça (26), às 21h30, em pub de Ribeirão Preto


O AB4, quarteto do pianista e organista Ari Borger, se apresenta nesta terça-feira (26), a partir das 21h30, no projeto Terça Blues do pub Vila Dionísio, em Ribeirão Preto, SP. Ao lado de Celso Salim (guitarra), Humberto Zigler (bateria) e Marcos Klis (baixo acústico e elétrico), Ari apresenta canções do CD Backyard Jam, terceiro álbum do artista que funde blues, soul, jazz e música brasileira.

O grupo já atua no cenário nacional há mais de dez anos. Ari já tocou pelas mais renomadas casas de New Orleans, como o House of Blues e o Tipitina´s. Já abriu shows de lendas vivas como B.B.King, participou dos principais festivais de blues realizados no Brasil, como Rio das Ostras Jazz & Blues, Nescafé’N’Blues e Natu Blues, além de programas de televisão como Programa do Jô e Metrópolis.

Os ingressos para o show desta terça-feira custam R$ 5 mulher e R$ 8 homem. O pub fica na rua Eliseu Guilherme, 567 - Boulevard. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3610-7416.

Corais infantil e juvenil da Cia Minaz se apresentam domingo (24), no teatro Minaz

Os cerca de 100 cantores dos corais infantil e juvenil da Cia Minaz realizam concerto, neste domingo (24), a partir das 19h, no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto, SP. No repertório, músicas folclóricas brasileiras, trecho do coro infantil da Ópera Carmem de Bizet, além de composições de Haydn, Ronaldo de Miranda, Guerra Peixe e Aylton Escobar.

O evento é aberto para todos os públicos. Os ingressos já estão à venda na Casa Minaz e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A Casa Minaz está localizada na Rua Carlos Chagas, 259, no jardim Paulista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3941-2722.