sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Piano do compositor Bebeto Von Buettner encanta estudantes de música da Unaerp

Fotos: Ale Carolo

O pianista, compositor e professor de música Arno Roberto Von Buettner, o Bebeto, exalou sua sensibilidade musical, em apresentação exclusiva para alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), ontem (28) à noite, no teatro Bassano Vaccarini, Campus I.

Após realizar um Laboratório de Pesquisa com os estudantes, com enfoque em música, arte e pedagogia, Bebeto interpretou, ao piano, clássicos da música brasileira. Dono de um estilo sem igual, livre, dotado de uma riqueza harmônica refinada, o músico arrancou aplausos da plateia, com destaque para a canção Retrato em Branco e Preto, de Tom e Chico.

Sofisticado intérprete e compositor, suas obras traduzem o pensamento de um pianista que não se limita ao trivial de seu instrumento. No laboratório, Bebeto propôs aos alunos que criassem sua própria música, de forma inventiva, sem regras ou convenções, com total liberdade criativa. A plateia correspondeu. A livre sonoridade tomou conta do teatro. Bebeto se emocionou.


Nascido em 1947, em Campinas, SP, Bebeto é formado em Composição Musical e Regência pela Unicamp, onde foi professor de Harmonia e Piano, de 1994 a 1999. Ainda estudante, publicou uma análise das cadências de cinco concertos para piano de Heitor Villa Lobos, com edições em português e inglês (editora Unicamp).

O artista compôs música para o vídeo “O Revolucionário Romântico”, sobre Flávio de Carvalho. A composição rendeu o Prêmio Estímulo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Para cinema, Bebeto fez música para "Quincas Borba”, do diretor Roberto Santos. Já para televisão (TV Cultura) escreveu para a obra “Sonata”, de Érico Veríssimo.


Como pianista, participou de gravações para o programa “Um Piano ao Cair da Tarde”, da Rádio Eldorado. Gravou um vinil com a cantora Maria Medalha e um vinil e um CD com o “Solar Trio”, este último indicado ao Prêmio Sharp como melhor disco de música instrumental. O músico também gravou um CD solo “Bebeto von Buettner”.

Bebeto foi apontado pelo jornalista e crítico musical Armando Aflalo, da Revista POP, como um dos cinco melhores pianistas de Jazz da cidade de São Paulo. Apresentou diversos recitais, como “O Piano Brasileiro”, no Teatro Anchieta, além dos teatros municipais de Londrina e Jaú.

Em Campinas, se apresentou nos teatros do Centro de Convivência, da CPFL “Café Filosófico” e da Cultura Inglesa, entre outros. Publicou, em 2005, o livro “Harmonia: uma questão de timbre” (editora Vitale), utilizado por diversas instituições de ensino musical, como a Faculdade de Música da Unicamp e outras. Atualmente é professor de cursos livres de Harmonia, Piano e Composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário