terça-feira, 15 de junho de 2010

FEIRA 2010 - Martinho da Vila se apresenta quarta-feira (16), às 21h, no palco principal


O sambista Martinho da Vila apresenta o show O Pequeno Burguês, que dá título ao seu novo CD/DVD, nesta quarta-feira (16), às 21h, na esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. A obra, considerada uma autobiografia musical, traz clássicos como Ex-amor, Canta canta minha gente, O pequeno Burguês, entre outras.

Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, RJ, em 12 de fevereiro de 1938. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, foi para a capital com apenas quatro anos. Cidadão carioca criado na Serra dos Pretos Forros, sua primeira profissão foi como Auxiliar de Químico Industrial, função aprendida no curso intensivo do Senai.

Um pouco mais tarde, enquanto servia o exército como Sargento Burocrata, cursou a Escola de Instrução Especializada, tornando-se escrevente e contador, profissões que abandonou em 1970, quando deu baixa para se tornar cantor profissional.

Sua vida de sambista, ritmista, passista, compositor, puxador de samba enredo, presidente de ala e administrador começou na extinta Escola de Samba Aprendizes da Boca do Mato. Ingressou e passou a dedicar-se de corpo e alma à Escola do Bairro de Noel em 1965 e a história da Unidos de Vila Isabel se confunde com a de Martinho que passou a seu chamado de o Da Vila.

O compositor surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com o partido alto Menina Moça e no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando o clássico samba Casa de Bamba.


Em 1969 lançou o LP intitulado Martinho da Vila, que foi o maior sucesso do Brasil em execução e vendagem, com grandes sucessos como Casa de Bamba e O Pequeno Burguês e outras que se tornaram clássicos: Quem é Do Mar Não Enjoa, Iaiá do Cais Dourado e Tom Maior.

Pai de oito filhos e avô de sete netos, Martinho conservou o estado civil de solteiro até conhecer a jovem Clediomar Corrêa Liscano, que é conhecida como Cléo, e Martinho a chama de Preta Pretinha. Além de compositor e cantor, Da Vila é escritor autor de 10 livros. Em 2009, foi lançado o documentário "O Pequeno Burguês - Filosofia de Vida", que conta um pouco da vida artística e particular do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário