sexta-feira, 18 de junho de 2010

FEIRA 2010 - Antonio Alexandre interpreta Toquinho e Vinicius, sábado, na Arena

O cantor e compositor Antonio Alexandre interpreta canções dos famosos parceiros musicais Toquinho e Vinicius de Moraes, neste sábado (19), a partir das 18h30, no espaço Arena Cultural do projeto Palavra Cantada. A apresentação, com vários sucessos dos dois artistas, será comentada pelos professores Valter Donizete Faluzinho e Ademir Aquino.

Vinicius

Vinicius de Moraes, o poetinha, nasceu no Rio de Janeiro, dia 19 de outubro de 1913. Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e letrista. Essencialmente lírico, transpirava sonetos. Boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também um conquistador. Casou-se por nove vezes ao longo da vida.


Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Começou a se envolver com música no fim dos anos 1920, quando produziu letras para dez canções gravadas, sendo nove em parcerias com os Irmãos Tapajós. Seu primeiro registro como letrista veio em 1928, quando compôs (com Haroldo) Loira ou Morena, gravado em 1932 pela dupla de irmãos.

O final dos anos 1950 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova, marcada pelo álbum Canção do Amor Demais, gravado por Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla Vinicius e Tom Jobim, como Luciana, Estrada Branca, Outra Vez e Chega de Saudade.

No final dos anos 1960 começou uma parceria com um novo parceiro, o violonista Toquinho. Desta parceria, viriam clássicos como Como Dizia o Poeta, Tarde em Itapoã e Testamento.


Na madrugada de 9 de julho de 1980, Vinicius passou mal na banheira da casa onde morava, na Gávea. Morreu pouco depois. O poeta passara o dia anterior com Toquinho, com quem planejava os últimos detalhes do volume 2 do álbum Arca de Noé. Em 1981, este LP foi lançado.

Toquinho

Toquinho, o Antonio Pecci Filho, nasceu em São Paulo, dia 6 de julho de 1946. Aos quatorze anos começou a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Com outros professores, estudou harmonia, violão clássico e orquestração. Começou se apresentando em colégios e faculdades e profissionalizou-se nos anos 1960.


O músico compôs com Chico Buarque sua primeira canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanhou Chico à Itália. Em 1970, compôs, com Jorge Benjor, o primeiro grande sucesso, Que Maravilha. No mesmo ano foi convidado por Vinicius para participar de uma série de espetáculos em Buenos Aires, capital da Argentina. Tal parceria durou onze anos, e rendeu 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos.
Fábio Guinalz/AgNews

O mais recente lançamento do cantor é Toquinho e MPB4 - 40 Anos de Música, lançado em CD e DVD pela Biscoito Fino. Entre os novos projetos estão o CD Viva Vinicius, que gravou com Paulo Ricardo e que será lançado este ano, com canções inéditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário