sábado, 19 de junho de 2010

FEIRA 2010 - OSRP apresenta mais um Juventude tem Concerto, domingo, às 10h


A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) realiza mais uma edição do projeto Juventude tem Concerto, neste domingo, às 10h, no Theatro Pedro II. A série de concertos didáticos e de formação de público é voltado para crianças e jovens. São concertos interativos, com participação da plateia através de perguntas ao maestro e aos músicos.

A OSRP conta uma história de devoção e amor à arte desde sua fundação, em 22 de maio de 1938, pelo alemão Marx Bartsch. A orquestra desenvolve e participa de importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

A credibilidade conquistada através dos anos justifica o fato de ser a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade constante, apesar de ser gerida por uma entidade privada, a Associação Musical de Ribeirão Preto, que conta com parcerias desenvolvidas junto às iniciativas pública e privada.

Essa mesma característica atraiu para a OSRP, regentes consagrados como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Filipe Lee, Spartaco Rossi, Roberto Minczuk , Ricardo Kanji, João Carlos Martins, Gunter Neuhold.

Já participaram dos concertos realizados pela OSRP solistas de destaque como Nelson Freire, Dang Thai Son, Jacques Klein, Yara Bernette, Ruggiero Ricci, Nathan Schwartzman, Antônio Meneses, Duo Assad, Ricardo Castro, Trio Brasileiro, além de artistas brasileiros como Naná Vasconcelos, Dori Caymmi, Yamandú Costa, Leo Galdeman, Ivan Lins, Toquinho, entre outros.

Dentre os eventos produzidos pela OSRP destacam-se a as participações nas montagens das óperas La Traviatta, de Verdi e Cavalleria Rusticana, de Mascagni. Atualmente é regida pelo maestro Cláudio Cruz, ganhador do Grammy Latino 2002 e do Prêmio Carlos Gomes, em 2002 e 2006.

A OSRP apresenta-se em duas séries regulares de concertos: os Concertos Internacionais, que tem como convidados solistas de renome nacional e internacional, e o Juventude Tem Concerto. A Associação Musical de Ribeirão Preto existe desde a fundação da OSRP e é presidida pelo engenheiro Délcio Bellini Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário