segunda-feira, 14 de junho de 2010

FEIRA 2010 - Tom Zé mostra o Pirulito no palco da esplanada, hoje (14), às 21h


O cantor e compositor Tom Zé sobe ao palco da esplanada do Pedro II, nesta segunda-feira (14), às 21h, para o show Pirulito da Ciência. A apresentação mostra seu caminho artístico, com canções que se popularizaram e as que marcam suas inusitadas escolhas estéticas. Um registro da produção artística e da viagem de um dos artistas mais singulares do Brasil.

Tom Zé será acompanhado por Lauro Léllis (bateria), Cristina Carneiro (teclado), Daniel Maia (guitarra), Renato Léllis (baixo), Jarbas Maria (percussão) e Luanda (vocal). São músicos à altura das transformações que o artista opera em pleno palco, de surpresa, nas canções e interpretações.

Entre as canções estão Augusta, Angélica e Consolação, Nave Maria, Parque Industria, São São Paulo, Classe Operária, Menina Jesus, Faça suas orações, Roquenrol Bim-Bom, O céu desabou. E, em novo arranjo, a consagrada Menina Jesus.

Antônio José Santana Martins, o Tom Zé, nasceu em Irará, na Bahia, dia 11 de outubro de 1936. É considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, com participação ativa na Tropicália, nos anos 1960, ao lado de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, entre outros.

Na época, participou de programas de calouros de televisão e decidiu entrar para a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Teve como professores Ernst Widmer, Walter Smetak e o dodecafonista Hans Joachim Koellreutter.


Com Cae, Gil, Gal e Bethânia, Tom Zé participou do espetáculo Nós, Por Exemplo nº 2, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Com o mesmo grupo, foi a São Paulo encenar Arena Canta Bahia, sob a direção de Augusto Boal. Na ocasião gravou o álbum definidor do movimento Tropicalista, Tropicália ou Panis et Circensis, em 1968.

O artista baiano passou a criar canções de forma particular, experimental, sua marca registrada. No final dos anos 1980, o músico David Byrne (ex-Talking Heads) conheceu Tom Zé e levou sua sonoridade aos Estados Unidos, com grande sucesso de crítica. Tom Zé ganhou o mundo. Em 1998, lançou o álbum Com Defeito de Fabricação, eleito um dos dez melhores álbuns do ano pelo The New York Times.

Tom Zé compôs, na década de 1990, música para balés do Grupo Corpo. Em 2006 foi lançado o filme Fabricando Tom Zé, um documentário de Décio Matos Júnior, sobre a vida e obra do músico baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário