sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pianista Valéria Zanini apresenta recital em sala de concertos da USP, nesta sexta (6)


A pianista Valéria Zanini apresenta um recital, nesta sexta-feira (6), às 20h30, na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP de Ribeirão Preto. A artista brasileira é conhecida mundialmente, principalmente na Dinamarca, por conta pioneirismo na introdução da música brasileira naquele país, com gravações em rádios e apresentações em TV.

Valéria Zanini nasceu em Anápolis, GO. Sua formação foi iniciada no Conservatório de Música da Universidade Federal de Goiás. Em 1971 foi para o Rio de Janeiro onde cursou a Escola Nacional de Música, o Instituto Villa-Lobos. Foi aluna do pianista Arnaldo Estrella. Continuou os estudos no Chile e, desde 1974, está radicada na Dinamarca, onde se diplomou na classe de solista do Conservatório Real da Dinamarca.

A pianista frequentou cursos de alta interpretação pianística na França, Bélgica, Suíssa, Itália e Suécia. Foi aluna de Nikita Magaloff, Carlo Zecchi e Fausto Zadra, entre outros pianistas. Em 1978 foi premiada com a bolsa “Rainha Ingrid”, que garantiu uma especialização em Técnica Pianística, em Roma, na Itália.

No Brasil, Valéria foi solista com a Orquestra Sinfônica de Campinas e com a Orquestra Jovem de Santo André, além de se apresentar em concertos em diversas cidades de São Paulo, Minas Geráis, Goiás e Distrito Federal. Também tocou no terceiro Festival de Artes da cidade de Goiás e foi solista com a Orquestra Sinfônica de Peru, em Lima.

Valéria Zanini tem um repertório diversificado, abrangendo desde obras do século XVIII até músicas contemporâneas. Recentemente, a pianista foi agraciada com a condecoração ”Ordem do Rio Branco” pelo trabalho de divulgação da música clássica brasileira no exterior.

Valéria tem dois CD gravados. O mais recente com obras de Villa-Lobos, o qual, no seu lançamento em Copenhague, recebeu do maior jornal dinamarquês a seguinte crítica: “Pura poesia ao piano!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário