sexta-feira, 11 de junho de 2010

FEIRA 2010 - Projeto Fuá enche de arte a esplanada do Pedro II, sábado, às 20h

Foto: Carolina Vidotti

O Projeto Fuá, uma organização artística formada por alunos do Instituto de Artes da Unicamp, sobe ao palco na esplanada do Theatro Pedro II, sábado (12), às 20h, para divulgar a cultura popular brasileira desde as mais tradicionais, às influências da arte contemporânea urbana.

O grupo tem a preocupação de mostrar essa variedade de estilos numa apresentação dançante e interessante aos ouvidos de quem aprecia. Com um visual colorido e interação com o público, já se apresentou em diversos estados do País.

Foto: Carolina Vidotti

Surgido no início de 2004, em Ribeirão Preto, o grupo teve uma formação inicial pequena (sanfona, violão e sax) tocando músicas do repertório popular brasileiro. O projeto cresceu, com a inclusão de baixo, bateria e percussão. Ampliou-se assim o horizonte cultural do projeto com ideias de intervenções artísticas como danças, artes plásticas com painéis de figuras típicas do País, malabarismo, textos, entre outras formas de representar a cultura popular brasileira.

Em junho de 2005, o Projeto Fuá fechou sua formação atual, com trompete e trombone, diversificando mais os arranjos e abrangendo ainda mais estilos. Além dos mais tradicionais e conhecidos da mídia – samba, samba-rock, samba-funk, baião, xote, xaxado e rastapé – foram acrescentados maracatú, ijexá (afoxé), frevo, choro, congada, cavalo-marinho, guarânia, vanera, entre outros; tudo com a adaptação de arranjos para a formação do fuá.

Foto: Pim Lopes

Em junho de 2005 e 2006, o Projeto Fuá se apresentou no V e VI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge (GO), onde o grupo fez contato com tradições de várias comunidades de Goiás, Minas Gerais e Tocantins.

Catira, dança do manzuá, caçada à rainha, congo, sussa, folia de reis, entre outras manifestações populares foram absorvidas pelo projeto, que saiu dos encontros ainda mais encantado com a cultura popular. Em setembro de 2005, o Projeto Fuá entrou em estúdio para gravar seu primeiro CD demo, com seis músicas de compositores variados, entre elas “Na verdade”, o primeiro trabalho autoral do projeto.

A gravação foi produzida no estúdio da Unicamp com recursos do próprio grupo e mostra uma pequena parte do repertório. Em maio de 2006, o grujpo gravou o primeiro DVD. Com a produção dos alunos da Midialogia da Unicamp, foi montado um espetáculo só com músicas próprias intitulado “Joga no Moio”, que mostrou união entre música, artes cênicas, danças, malabares e artistas plásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário