quinta-feira, 10 de junho de 2010

FEIRA 2010 - Nana Caymmi sobe ao palco da esplanada dia 11, às 21h

A cantora carioca Nana Caymmi sobe ao palco da esplanada do Theatro Pedro II, nesta sexta-feira (11), às 21h. Entre os sucessos já consagrados, a artista apresenta canções do CD “Nana Caymmi – Sem Poupar Coração”, uma seleção de grandes canções da safra recente de compositores da MPB.


Com arranjos de Dori Caymmi e Cristóvão Bastos, as músicas do 29º álbum de Nana, lançado em 2009, em 49 anos de carreira, foram feitas sob medida para a interpretação romântica da artista. “Não fugi da minha praia", diz Nana.

A vida e a discografia de Nana Caymmi andam juntas, uma em complemento à outra. Não há como separar seu estilo intenso e emocional de cantar de seu estilo passional de viver a vida. A voz grave e extensa foi sempre o seu instrumento de navegação pelo mundo.

Dinair Tostes Caymmi é o nome de batismo de Nana, que nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de abril de 1941. Filha do casal Dorival Caymmi e Stella Maris e irmã de Danilo e Dori Caymmi, Nana cresceu numa das famílias mais musicais do Brasil.


Começou a cantar jovem, adotando desde cedo uma técnica, herdada do pai, para valorizar seu timbre grave. Em 1961 fez uma participação cantando "Acalanto", composta por Dorival em homenagem ao nascimento da filha.

Depois de um tempo na Venezuela, afastada do mundo artístico, a cantora carioca voltou ao Brasil e lançou seu primeiro disco, "Nana", pelo selo Elenco do produtor Aloysio de Oliveira. Na ocasião, Nana participou do I Festival Internacional da Canção, obtendo o primeiro lugar em 1966 com "Saveiros" (Dori Caymmi/ Nelson Motta). No exterior, trabalhou com Sarah Vaughan e Sergio Mendes.

Nos anos 1970 e 1980 gravou discos solo, como "Chora Brasileira" (1985) e em parceira com outros músicos, como "Voz e Suor" (1983), ao lado de César Camargo Mariano. Nos anos 90 chegou à lista dos mais vendidos, com "A Noite do Meu Bem" (1994) e "Resposta ao Tempo" (1998).


Nana é hoje uma das intérpretes mais expressivas e requisitadas na música brasileira, mostrando sua diversidade com gravações em parceria com músicos como Emílio Santiago, Herbert Vianna, Agnaldo Timóteo, Beth Carvalho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário