A vida e a discografia de Nana Caymmi andam juntas, uma em complemento à outra. Não há como separar seu estilo intenso e emocional de cantar de seu estilo passional de viver a vida. A voz grave e extensa foi sempre o seu instrumento de navegação pelo mundo.
Dinair Tostes Caymmi é o nome de batismo de Nana, que nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de abril de 1941. Filha do casal Dorival Caymmi e Stella Maris e irmã de Danilo e Dori Caymmi, Nana cresceu numa das famílias mais musicais do Brasil.
Depois de um tempo na Venezuela, afastada do mundo artístico, a cantora carioca voltou ao Brasil e lançou seu primeiro disco, "Nana", pelo selo Elenco do produtor Aloysio de Oliveira. Na ocasião, Nana participou do I Festival Internacional da Canção, obtendo o primeiro lugar em 1966 com "Saveiros" (Dori Caymmi/ Nelson Motta). No exterior, trabalhou com Sarah Vaughan e Sergio Mendes.
Nos anos 1970 e 1980 gravou discos solo, como "Chora Brasileira" (1985) e em parceira com outros músicos, como "Voz e Suor" (1983), ao lado de César Camargo Mariano. Nos anos 90 chegou à lista dos mais vendidos, com "A Noite do Meu Bem" (1994) e "Resposta ao Tempo" (1998).
Nana é hoje uma das intérpretes mais expressivas e requisitadas na música brasileira, mostrando sua diversidade com gravações em parceria com músicos como Emílio Santiago, Herbert Vianna, Agnaldo Timóteo, Beth Carvalho, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário