domingo, 12 de dezembro de 2010

Zezo Ribeiro e Alemão relembram duo de sucesso, quarta-feira (15), às 21h, no Sesc

Divulgação

O violonista paulistano Zezo Ribeiro se apresenta nesta quarta-feira (15), a partir das 21h, no Sesc Ribeirão. Com um repertório de canções autorais, o músico conta com a participação especial do guitarrista gaúcho Olmir Stocker, conhecido como Alemão, que tem 60 anos dedicados ao instrumento. Ambos formaram um duo de sucesso nos anos 1990.

Antônio Sérgio Ribeiro, o Zezo, 47 anos, foi um dos alunos prediletos de John Scofield. Professor da Unesp, se destaca pelo “regionalismo universal”. Seu primeiro disco, Gandaia, contou com a participação do baixista norte-americano John Patitucci, do batera brasileiro Cristiano Rocha, do guitarrista flamenco José Luis Montón e da cantora galega Uxía.

O segundo disco solo, Flamencando, é uma visão particular do universo brasileiro. Participam, entre outros, os brasileiros Elba Ramalho, Paulinho da Costa, Dori Caymmi, Dominguinhos, Zé Renato e Simone Guimarães, o saxofonista Eric Marienthal e os flamencos Manolete e Carles Benavent.

O terceiro trabalho, Brincadeira, coincide com a superação de um período especialmente delicado na trajetória de Zezo, em que uma lesão em uma das mãos o manteve afastado dos palcos por mais de um ano. O CD, feito em parceria com Chico César, revela um Zezo soberano, mais completo e inspirado do que nunca.

Neste período, Zezo iniciou parceria com compositora e cantora Vanessa Boraghian, que fazia parte de um grupo de percussionistas de escola de samba. Mais tarde, com Juan Jaime no contrabaixo, o trio deu asas a um novo projeto de grande excelência, simpatia e elegância, com um futuro pleno de possibilidades.

“Comecei como músico profissional aos 24 anos. Todavia, desde pequeno tocava violão por prazer. Um belo dia, perto de terminar meus estudos em Economia, percebi que a música para mim era uma forma de viver, que sem ela não me identificava comigo mesmo. A identidade que hoje possuo devo a ela", disse Zezo.

"Abandonei namorada, estudos, amigos e me dediquei ao estudo profundo do violão em nível profissional. Foram anos muito difíceis, mas eu havia encontrado o lugar onde me sentia livre. A música. Entusiasmo-me ao fundir músicas e melhorar harmonias. Quando componho, o faço pensando no piano, que é o instrumento com o qual mais me identifico”.


A história com Alemão começou em 1992. O duo gravou “Música Viva” e “Brasil Geral”, que renderam a eles a participação de eventos como Internacional Meething of Guitars (Buenos Aires - 1993), Brasil Embassies Concerts (Uruguai, Argentina, Chile e Espanha - 1993) e do Internacional Festival of Guitars (Chile 1993 e 1994).

Em 1995 o duo gravou “De A a Z”. Em turnê pela Europa, participou do Jazz Club's na Espanha, França, Alemanha, Dinamarca e Suécia. O duo se apresentou em mais de 23 países, passando pelos cinco continentes em mais de 160 concertos, tendo se apresentado inclusive no Festival de Jazz de Montreal.

Alemão nasceu em Taquari, no Rio Grande do Sul, em 1936. Começou a carreira artística em um circo, aos sete anos. Trabalhou na rádio gaúcha e acompanhou diversos artistas na TV, com especial destaque para Elis Regina. Fez parte do quinteto de Breno Sauer com quem gravou seis Lp´s e excursionou pelo Brasil.

Em São Paulo, trabalhou com a turma da Jovem Guarda. Em seguida, se juntou ao saxofonista Casé e Hermeto Pascoal na banda “Brasilian Octopus”. Participou de importantes festivais e turnês, no Japão, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Suíça, sempre divulgando a música brasileira.



Em carreira solo, gravou seu primeiro disco “Longe dos Olhos, Perto do Coração”, em 1981. O disco alcançou cerca de trinta mil cópias vendidas. Em 1987 gravou “Alemão Bem Brasileiro”. Em 1990, lançou “Só Sabor”. Alemão é compositor de mais de 1,5 mil músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário