sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Movimento Violão leva Quaternaglia Guitar Quartet ao Teatro Minaz, dia 26, às 20h30

O Quaternaglia Guitar Quartet, aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, se apresenta nesta terça-feira (26), das 20h30 às 22h, no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto, SP. O evento, gratuito, integra o Movimento Violão, criado há sete anos pelo violonista Paulo Martelli.


Formado há 18 anos, e atualmente composto pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Paola Picherzky e Sidney Molina, o grupo é reconhecido tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico quanto por sua importante contribuição para a ampliação do repertório.

O Quaternaglia vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores brasileiros de diversas gerações, tais como Egberto Gismonti, Almeida Prado, Paulo Bellinati, Sérgio Molina, e Paulo Tiné.

Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional após a obtenção do Ensemble Prize, no Concurso Internacional de Violão de Havana, Cuba, e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos.

O álbum de estréia do grupo foi lançado em 1995 (JHO-NE-4004), com a primeira gravação da versão do violonista e luthier brasileiro Sérgio Abreu para as Bachianas Brasileiras nº 1, de Villa-Lobos, além da gravação integral da obra para quatro violões do compositor cubano Leo Brouwer.

"Quaternaglia estabelece padrões de virtuosismo, cultura e arte que fazem desse seu primeiro CD uma revelação fonográfica, um candidato espontâneo e obrigatório ao título de um dos maiores discos do ano", disse na época o crítico Zito Baptista (O Globo/Rio de Janeiro).

Posteriormente, o grupo lançou os álbuns Antique (Paulinas Comep - 1996), Forrobodó (Carmo 13 / ECM - 2000), Presença (Paulus Music - 2004), DVD Coleção Toca Brasil (2006) e Estampas (Tratore - 2010), este último com obras de Ginastera, Brouwer, Villa-Lobos, Torroba e Assad.

Os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos por Sérgio Abreu. Os ingressos para o show do dia 26 podem ser retirados na Cia Minaz. O Teatro fica na rua Carlos Chagas, 273. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3941-2722.

Nenhum comentário:

Postar um comentário