quarta-feira, 16 de março de 2011

Miles Davis será homenageado nesta sexta-feira (18), a partir das 22h, no Espaço A Coisa


O disco mais influente de todos os tempos do jazz, Kind of Blue, do trompetista Miles Davis, é o presente que o público vai ganhar no aniversário de um ano do projeto Jazz na Coisa, nesta sexta (18), a partir das 22h, no espaço A Coisa, em Ribeirão Preto, SP.

O Pó de Café Quarteto e os convidados Marcelo Rocha (trompete) e Vanderlei Henrique (sax alto) vão tocar, na íntegra e na sequência exata, as cinco faixas do disco Kind of Blue, lançado por Miles Davis em 1959.

O tributo comemora um ano de projeto Jazz na Coisa, idealizado pelo Pó de Café Quarteto, formado por Bruno Barbosa (contrabaixo), Marcelo Toledo (sax tenor), Leandro Cunha (piano) e Duda Lazarini (bateria), e realizado quinzenalmente no espaço A Coisa. Em 25 edições, a noite de jazz já acumula um público de mais de quatro mil pessoas.

“Apresentar o Kind of Blue ao vivo é um sonho que vamos realizar, ousado e muito especial, como foi criar o projeto de tocar jazz e música instrumental brasileira em um espaço alternativo e acolhedor como A Coisa, que completa agora um ano de vida firme e forte. O clima cool do disco combina com o espaço e vamos ter a formação de sexteto com os mesmos instrumentos utilizados na gravação original”, explica Bruno Barbosa, baixista do Pó de Café Quarteto.

Gravado em apenas em duas seções, Kind of Blue já vendeu mais de três milhões de cópias. Para muitos músicos, críticos e ouvintes é o disco mais influente do jazz. Miles Davis – morto há 20 anos – tinha o poder de reunir em torno de si grandes músicos e utilizava métodos de gravação nada ortodoxos. Levou para o estúdio sete instrumentistas: os saxofonistas John Coltrane e Julian “Cannonball” Adderley, os pianistas Bill Evans e Wynton Kelly, o baixista Paul Chambers e o baterista Jimmy Cobb (o único ainda vivo).

O disco é mítico e cheio de histórias de bastidores. Os músicos conheceram as partituras das músicas compostas por Miles no momento da gravação. Com poucos ensaios, deram ao mundo a obra-prima Kind of Blue, que abre com a marcante linha de baixo de So What e tem uma das baladas mais bonitas do jazz: Blue in Green.



As músicas So What, Freddie Freeloader, Blue in Green, All Blues e Flamenco Sketches integram o Kind of Blue. Na segunda parte da noite, a música instrumental brasileira ganha vez. Nos intervalos, a discotecagem fica por conta do DJ Kcond. O cartaz especial que traz a imagem de Miles Davis foi criado pelo design Pedro Bó.


O ingresso para o "Jazz na Coisa" de 1 ano especial Kind of Blue: Miles Davis, custa R$ 10. A casa, que fica na rua Amador Bueno, 1300, não trabalha com Cartão de Crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 9205-6356.

Nenhum comentário:

Postar um comentário