terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cantora Simone Guimarães lança o CD Cândidos, quinta (9), às 20h, no Teatro Minaz


A cantora e compositora Simone Guimarães lança o CD Cândidos, nesta quinta-feira (9), a partir das 20h, no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto, SP. O sétimo CD da artista, com canções de Isaac Cândido, foi gravado em Fortaleza, CE, com a participação do cantor Fagner. Simone será acompanhada pelo pianista Leandro Braga, responsável pela direção musical do espetáculo. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O Teatro fica na rua Carlos Chagas, 273 – Jd Paulista.

Simone Vagnini Guimarães nasceu em Santa Rosa de Viterbo, SP, em 1966. Neta do maestro e compositor Antônio Guimarães, foi criada num ambiente musical, ganhando seu primeiro instrumento, um cavaquinho, aos sete anos de idade. Começou a se apresentar em eventos escolares e no Teatro de Arena de Santa Rosa do Viterbo.

Estudou piano por quatro anos. Com 15 anos, mudou para Ribeirão Preto, a fim de cursar o 2º grau, passando a estudar música no Conservatório Carlos Gomes. Mais tarde conheceu o compositor Milton Nascimento, que a convidou para cursar sua Escola Livre de Música, em Belo Horizonte, MG. Passou um ano na capital mineira.

De volta a Ribeirão Preto, entrou para a universidade, tendo cursado História, Jornalismo e Letras, sem se graduar em nenhum dos cursos, ao mesmo tempo em que fazia apresentações em casas noturnas. Em 1990, gravou um clip das músicas "Gueto à Califórnia" e "Todas as mulheres do mundo", ambas próprias, para a TV Globo do nordeste paulista.

Em 1992 escreveu, com Paulo Jobim, a trilha sonora do programa de TV "O canto da Piracema", produzido pela TV Globo, premiado com o troféu Libero Badaró. Em 1996 lançou o CD Piracema, patrocinado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, para o projeto de despoluição do Rio Pardo. NO mesmo ano, gravou com os instrumentistas Olmir Stoker (Alemão) e Zezo Ribeiro o CD Cordas Versos Cordas.

Simone foi para o Rio de Janeiro, onde gravou, em 1997, o CD Cirandeiro, recebendo duas indicações para o prêmio Sharp, nas categorias melhor cantora e melhor arranjo. Começou a ficar conhecida ao ter sua música "Cirandeiro", incluída na trilha sonora da novela A Indomada, da Globo.

Em 1999 lançou o CD Aguapé, que contou com arranjos e direção musical de Maurício Maestro e participação especiais dos cantores Elba Ramalho, Ivan Lins, Danilo Caymmi e Zé Renato. Em um dos shows da cantora no Café Teatro de Arena, no Rio, Milton Nascimento saiu da plateia para o palco, realizando uma participação não programada.

Milton tornou-se uma espécie de padrinho artístico da cantora, convidando-a no ano seguinte para se apresentar ao lado dele na temporada do seu show "Crooner". Em 2001, lançou o CD Virada pra lua, formado em sua maior parte por canções de sua própria autoria, como Virada pra lua, com Sérgio Natureza).

Em 2003, ao lado de Maria Rita e Marina Machado, foi uma das cantoras convidadas por Milton Nascimento para participar de seu CD Pietá. Simone participou na gravação de três músicas. Lançou o CD em show no Teatro Rival, no Rio.

Em 2007 lançou o CD Flor de Pão, com composições próprias, em parceria com Guinga (Jogo de cumpadre), Francis Hime (Carta à amiga poeta), Antônio Carlos Bigonha (Flor de pão e Confissão), Kiko Conquentino (Cem anos para amar), além de uma composição da cantora Leila Pinheiro (Minha Mangueira), e a participação especial de Mílton Nascimento na música Baião de câmara (Thomas Saboga - Thiago Amud).

Um comentário:

  1. Participou de FECOC em 82/83 e ficou em segundo lugar com a música Ana Rosa Flordileta.

    ResponderExcluir