sexta-feira, 12 de novembro de 2010

IV Encontro Brasileiro de Coro Cênico acontece de 12 a 15 de novembro em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto será sede do IV Encontro Brasileiro de Coro Cênico, que acontece neste fim de semana prolongado, de 12 a 15 de novembro, em três espaços da cidade. O evento contará com apresentações gratuitas, workshop, conferência, mostra virtual de trabalhos e um master class com o maestro italiano Antonio Pantanesci.

Coral Cênico BossaNossa, de Ribeirão Preto

Segundo o Mestre e Doutor em Teatro pela ECA/USP e Diretor Cênico do Coro Cênico BoSSa Nossa, Magno Bucci, a ideia surgiu a partir da constatação de que o Brasil produz um trabalho com corais que difere da ideia comum de coral, onde se imagina uma série de pessoas vestidas, com vestes próprias de corais formais, portando pastas com as partituras e normalmente estáticas.

"O Brasileiro, por si só, não consegue ficar parado ao ouvir uma música e acaba cantando com o corpo inteiro, conforme define uma precursora desta iniciativa artística, Izaíra Silvino. Junto com Marcos Leite e Samuel Kerr, esta trinca de ouro inovou no movimento coral nacional", disse MagnoBucci.

Do cantar com movimentação, passando pela ilustração da música com movimento, até um trabalho mais elaborado, onde o mesmo peso que se dá a qualidade musical se dá a qualidade cênica, são as questões que continuarão sendo discutidas no IV Encontro Brasileiro de Coro Cênico. (Leia os artigos de Magno Bucci no site do BossaNossa).

Segundo Bucci, os workshops servirão para refletir sobre a história, o processo criativo e as propostas de cada grupo. Levantamentos indicam que existem mais de 30 grupos em todo o Brasil que trabalham com a questão da cena e da música.

"Hoje, ainda o musical pesa mais. Todavia, o que se quer nesta discussão é mostrar a importância de trabalhar o cênico mais organicamente e não como mera ilustração da música, ganhando profundidade e identidade própria como manifestação artística diferenciada", observa Bucci.

Confira a Programação

Dia 12 – sexta-feira


20h00 - Recepção e Conferência de Abertura
Tema: Diferentes impostações de voz para diferentes repertórios
Conferencista: Antônio Pantaneschi, maestro italiano
Local: Templo da Cidadania - rua Conde Afonso Celso, 333

16h00 - Mostra Virtual de Coros Cênicos
Local: Cineclube Cauim - rua São Sebastião, 920

Dia 13 – sábado


11h00 - Apresentação do Coro Cêncio Bossa Nossa
Espetáculo: Nóis ganha poco mais nóis si diverti (tributo a Adoniran Barbosa)
Local: Espaço Ribeirão em Cena - rua Lafaiete, 1084

20h00 - Apresentação do Coral dos Correio do Ceará
Espetáculo: Yes, Nós temos Braguinha
Local: Espaço Ribeirão em Cena

16h00 - Mostra Virtual de Coros Cênicos
Local: Cineclube Cauim

Dia 14 – domingo

Adriane Biagini
15h00 - Workshop I
Tema: Preparação Vocal para Coro Cênico
Palestrantes: Maestro Prata (Fortaleza, CE), Maestro Pantaneschi (Roma, Itália), Adriane Biagini (Ribeirão Preto, SP) e Iva Passos (Santos, SP)
Local: Templo da Cidadania

20h00 - Workshop II
Tema: Perspectivas da manifestação artística de Coro Cênico
Coordenação: Magno Bucci
Participação: todos os dirigentes dos Corais Cênicos
Local: Cineclube Cauim

16h00 - Mostra Virtual de Coros Cênicos
Local: Cineclube Cauim

Dia 15 - segunda-feira (feriado)

18h00 - Apresentação do Coro Cênico Bossa Nossa
Espetáculo: Nóis ganha poco mais nóis si diverti
Local: Espaço Ribeirão em Cena

16h00 - Mostra Virtual de Coros Cênicos
Local: Cineclube Cauim (Encerramento)

Atividade Extra

O maestro italiano Antonio Pantaneschi realiza um Master Class sobre “Diferentes Impostações de Voz para Diferentes Repertórios”, dias 17 e 18 de novembro, das 19h às 22h, no Templo da Cidadania - rua Conde Afonso Celso, 333.

A atividade, promovida pelo BossaNossa, é uma extensão do IV Encontro Brasileiro de Coro Cênico. O investimento é de R$ 150. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3620-9014, com Marina, Cris ou Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário