segunda-feira, 10 de junho de 2013

Verônica Ferriani canta Vinícius de Moraes no Dia dos Namorados, às 21h, no Theatro Pedro II

Verônica Ferriani se apresenta no palco do Theatro Pedro II no Dia dos Namorados, quarta (12), às 21h. A cantora vai prestar uma homenagem ao poetinha Vinícius de Moraes, que este ano completaria 100 anos. Na apresentação, Verônica estará na companhia de quatro músicos, relembrando as parcerias de Vinícius com Tom Jobim, Baden Powell, Pixinguinha e Toquinho.

                                                                                                                                                        Fotos: Divulgação

Natural de Ribeirão Preto, SP, aos 8 anos de idade Verônica Ferriani ganhou seu primeiro violão. Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo para estudar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Ao final da faculdade, porém, tendo voltado a estudar música, redescobriu-se numa intensa vontade de cantar.

Subiu ao palco pela primeira vez em dezembro de 2003, no teatro do Sesc Pompeia, em São Paulo, a convite do violonista e compositor Chico Saraiva, vencedor do Prêmio Visa 2003. Com ele, apresentou-se por dois anos em diversos projetos pelo Brasil.

Verônica Ferriani canta acompanhada pelo violonista e compositor Toquinho

Paralelamente, dava seus primeiros passos em rodas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em temporada de seis meses no Traço de União (SP, 2004), abriu shows de artistas da Velha Guarda, como Monarco, Nélson Sargento, Riachão, Tia Surica, Tia Doca, Noca da Portela, Seu Jair do Cavaco, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Wilson das Neves e Billy Blanco.

Em 2009, Verônica Ferriani lançou seu primeiro disco - Verônica Ferriani -, com produção musical de BiD e distribuição da Tratore. Apaixonada por percussão e pela música brasileira, Verônica incorporou ao CD elementos dos ritmos latino e africano. “Um dos melhores lançamentos de 2009″, segundo o crítico Toninho Spessoto.

Ainda em 2009, ela e Chico Saraiva foram contemplados pelo Projeto Pixinguinha (Funarte – MinC), voltando a se encontrar para gravarem juntos o álbum Sobre Palavras, projeto a seis mãos exclusivamente com músicas inéditas de Chico e Mauro Aguiar. O projeto lhe rendeu o Prêmio Catavento 2010 de melhor cantora, além de turnês e shows através da seleção nos editais do BNDES e do ProAC.

Em 2011, a Gafieira São Paulo venceu o 22º Prêmio de Música Brasileira – Vale na categoria “grupo de samba”, ao lado de Zeca Pagodinho (categoria “ melhor cantor”) e Alcione (“melhor cantora”).

Verônica tem sido convidada a dividir o palco com artistas consagrados como Beth Carvalho, Ivan Lins, Toquinho, Mart’nália, Spokfrevo Orquestra, Francis Hime, Marcelo D2, Jair Rodrigues, Tom Zé, Moska, Martinho da Vila, Moacyr Luz, Elton Medeiros e Zé Renato, além de participar de importantes projetos e festivais em palcos por todo o Brasil e fora do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário