terça-feira, 7 de maio de 2013

O contrabaixista Rubem Farias toca no Quinta Jazz, dia 9 de maio, a partir das 21h, em Franca, SP

O contrabaixista baiano Rubem Farias e sua banda participam, nesta quinta-feira (9), a partir das 21h, do Quinta Jazz no Noite Nossa Bar, em Franca, SP. O músico já trabalhou com Gilberto Gil, Fafá de Belém, Cláudio Zoli e Vanessa Jackson, entre outros artistas. O Noite Nossa fica na Avenida Major Nicácio, nº 2287 - Jardim Luiza.


Nascido em Salvador, BA, no dia 16 de janeiro de 1986, Rubem Farias Santana aprendeu os seus primeiros acordes com seu tio Januário, aos quatro anos. Desde cedo gostava muito de ouvir rádio e escutava de tudo. Sua primeira apresentação foi aos 7 anos em um congresso de igrejas evangélicas realizado na Liberdade, em Salvador.

Aos 9 anos, Rubem foi para São Paulo com a família. Aos 13 prestou o concurso para nível intermediário na Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) e passou. Foi ai que conheceu Gabriel Bahlis, músico e educador responsável por sua formação e parte de suas influências.

A partir dos 16 anos, tocou em algumas bandas, entre elas, a Tribal Trio que depois passou a se chamar Tribo Trio. No mesmo período integrou o grupo instrumental Suassuna, o que gerou o método "Curso Completo de Contrabaixo" (2003 - ed. Escala). Aos 17 anos, gravou disco com a banda Jamp, com trabalhos na MTV e shows em São Paulo. Em 2007 trabalhou no SBT, como produtor musical.

Hoje Rubem Farias é multinstrumentista, compositor, arranjador e cantor. Suas influências são as mais variadas: de John Coltrane a Tom Jobim; de Cartola a Wes Montgomery; de Nico Assumpção a Cânticos da Harpa Cristã. "Tudo isso eu jogo num caldeirão e faço uma sopa maravilhosa que alimenta minhas ideias".

Confira a performance de Rubem Farias acompanhando o trombonista Bocato e seu quarteto no Sesc Brasil, em 2010. Também integram a banda os músicos Crhys Galante (percussão), Marco Costa (bateria); e Bruno Alves (teclado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário