segunda-feira, 6 de maio de 2013

DESTAQUE: O talento musical dos irmãos Elias


Renato, 29, e Luis Fernando Elias, 27, nascidos em Guará, a 92 quilômetros de Ribeirão Preto, SP, são irmãos. Jovens simples, bem humorados, com o sobrenome da Silva, têm contato com a música desde crianças. Na cola do pai, João Luis da Silva, aprenderam a arte musical "de ouvido", como se diz por aí. Sobre o pai, "um grande professor", se orgulham os irmãos.

Renato e Luis Fernando Elias, talentos de Guará, SP, para o mundo

Assim, de bate pronto, o leitor menos atento pode logo associar: caipiras, dupla sertaneja. Mas se engana quem imagina a cena de dois pirralhos de pés encardidos ouvindo apenas o "som rural" do interior paulista. "Sempre ouvimos de tudo, procurando garimpar o que cada estilo tem de melhor. Meu pai sempre incentivava a gente a ouvir de tudo, do sertanejo raiz ao rock metal, sem preconceito e restrições", afirma Renato.

De fato, quem conhece o som desses irmãos, logo enxerga que ali estão dois talentos legítimos, sem rótulos, sem fronteiras, que entendem a música como uma arte. Renato, o mais velho, tem o violão como instrumento do coração. Mas também aprendeu teclado, guitarra e contrabaixo, por "tocar na noite".

Já Luis Fernando elege o acordeom como instrumento de coração. Se me permite o texto em primeira pessoa, eu acho que também é o instrumento da alma. Técnica bem apurada, arranjos bem feitos, uma pitada de virtuose e criatividade dão ao músico a condição de figurar entre os grandes acordeonistas brasileiros.

Luis Fernando ao lado do percussionista Deva Mille
Além do acordeom, também por conta da estrada e do talento, Luis Fernando toca viola, violão, teclado, cavaquinho e gaita. "Nos inspiramos em grandes músicos, como Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Luis Gonzaga, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sergio Reis, entre vários outros artistas e compositores", revela Luis.

Mas há pedras no caminho. "O músico profissional enfrenta várias dificuldades. A primeira, e mais difícil, é se encaixar no mercado e conquistar respeito e carinho do povo com o seu trabalho. Existe um preconceito muito grande com os músicos, pois não há um reconhecimento profissional adequado à categoria, marginalizada pela opinião pública", diz Renato.

Com a licença de novamente lançar mão do texto em primeira pessoa, compreendo o tom de lamento da afirmação de Renato. Realmente não há um reconhecimento profissional adequado à categoria. Pelo menos àquela que respeita a importância e amplitude artística da música. Que não se rende à incoerência, que não vende a alma ao dinheiro.

Carreira - Os irmãos Elias, junto com o pai, se apresentam frequentemente em cidades do interior paulista. Também dão aulas particulares. Uma rotina normal, para qualquer músico profissional fora da grande mídia. E quais seriam os planos para o futuro? Além de trabalhar para conquistar seus públicos, os irmãos resolveram se aprimorar.

Em 2007, Renato e Luis Fernando procuraram o conceituado violonista mineiro Ronaldo Sabino com o objetivo de dar mais um passo importante na trajetória profissional. Os irmãos resolveram cursar uma faculdade de música. Optaram pelo curso de Licenciatura Plena em Música, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), pela proximidade com Guará.

Ronaldo Sabino, cujo nome de batismo é Ronaldo Rodrigues Coelho, nascido em Pratápolis, MG, em 1971, se mudou para Franca, SP, em 1982. Três anos depois, aos 15 de idade, iniciou sua formação musical como violonista, popular e erudito. Aos 19 anos iniciou a sua carreira profissional. Sabino é professor de música há mais de 20 anos.

Irmãos Elias com parte da turma de Licenciatura Plena em música
A orientação e preparação de Renato e Luis Fernando os levaram, em 2011, ao bloco 1 da Unaerp, onde funciona o curso de música. Em 2013, ambos se preparam para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), em meados do ano. Será o passaporte para o título de professores de música.

Confira a entrevista dos irmãos Elias concedida, em abril deste ano, ao músico, filósofo e professor Nando Araújo, apresentador do programa Conversa Afinada, canal 10 (TV Unaerp) da NET Ribeirão.

Um comentário:

  1. Parabéns professor... você manja muito e merece todo o prestígio...

    ResponderExcluir