segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Música e teatro se fundem no espetáculo Antestempo, dias 6 e 7, no Telhado Cultural

Inspirado nas histórias, músicas e na poesia de moradores de Pitangueiras e de Santo Antônio da Alegria, o espetáculo teatral Antestempo será realizado dias 6 e 7 de novembro, às 20h, no Telhado Cultural Engasga Gato - Rua Álvares Cabral 469, último andar do Edifício Diederichsen, em Ribeirão Preto, SP. O ingresso custa R$ 5.


A apresentação tem criação e atuação de Fabiana Fonseca. Impulsionada por um desejo pessoal de investigar as possibilidades do canto e da voz e de suas ligações com o sagrado, a atriz mergulhou numa pesquisa sobre a música na Cultura Popular Brasileira, principalmente os cantos de fé e as músicas das festas populares.

No começo de 2009, Fabiana aproximaram-se de moradores de pequenos municípios do interior paulista, no intuito de recolher depoimentos, histórias e músicas para a construção deste trabalho solo. Explorando a região de Ribeirão Preto, a atriz conheceu as cidades de Pitangueiras e Santo Antônio da Alegria.

Em Pitangueiras visitou um núcleo de atividades para a Terceira Idade e lá estabeleceu contato com algumas pessoas que lhe contaram histórias e cantaram suas músicas, dentre elas a Senhora Palmira Linda. Na cidade de Santo Antônio da Alegria, que já é reconhecida por sua intensa atividade folclórica na região, conversou com congadeiros, cantadores e foliões que participam diretamente da Folia de Reis, Congadas, Moçambiques e Cantoria das Almas.

"Só sei essas músicas de antes tempo. Assim me falou Dona Palmira Linda, moradora de Pitangueiras, quando lhe pedi que me cantasse algo. Achei o neologismo tão interessante, tão poético, que me apropriei do termo inventado por ela e fiz dele o título do espetáculo. Palmira engrandeceu nosso vocabulário, fez poesia com o tempo e a sua maneira transporta-nos pro Antestempo", conta Fabiana.

Toda essa experiência de convivência e contato com as pessoas e as manifestações inspiraram a criação do espetáculo Antestempo. Ora cantando, ora contando “causos”, ora declamando poesias, Fabiana recria uma brincadeira de roda onde o público já está no jogo. O palco é o centro da roda e todos são convidados a cantar, dançar e ouvir essas “pessoas” tão brasileiras!

A direção musical do espetáculo é de Márcio Bá. Os músicos convidados são Alexandre Peres e Raphael Funchal. Ana Carolina da Silva e Bianca Gonçalves fazem as vozes e acompanhamentos. O espetáculo tem apoio cultural da Cópias Major e Shanti Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário