domingo, 26 de setembro de 2010

Temporada de Música de Câmara leva Cauim Jazz Band e Sinfônica ao Pedro II, dia 28

A USP-Cauim Jazz Band e a Banda Sinfônica, sob regência de José Gustavo Julião de Camargo, se apresentam nesta sexta-feira (28), às 21h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Perto, SP. O evento faz parte da Temporada de Música de Câmara, realizada pela Fundação D. Pedro II, Grupo Pró-Música e USP (CCRP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e Curso de Música de Ribeirão Preto).

A abertura do programa terá a apresentação de “The Olympics: A Centennial Celebration”, música de John Williams, com arranjos para Banda Sinfonica de John Moss. Em seguida, o solista Ricardo Pacheco executa “Concerto para Trombone e Banda” de Rimsky-Korsakov, além de “Lament and Tribal Dance” (Michael Sweeney), “Three Moon” (Ralph Hultgren) e “Sun Dance” (Frank Ticheli).

Confira o solo do trombonista Ricardo Pacheco, no Concertino para Trombone e Orquestra (Parte III), de Ferdinand David



O repertório terá ainda clássicos do Jazz executados pela USP-Cauim Jazz Band. Os ingressos para o show desta sexta custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes não pagam. A classificação é livre. O Pedro II fica na rua Álvares Cabral, nº 370, no Centro de Ribeirão Preto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.

José Gustavo Julião de Camargo é compositor, regente, arranjador e instrumentista, formado em Composição e Regência pela Universidade de Campinas (Unicamp). Iniciou os estudos em 1978, em Ribeirão Preto, SP, com Mário Nacarato e Cristina Emboaba. Na mesma época participou como coralista do Madrigal Revivis e como cantor e arranjador do Grupo Habeas.

Como instrumentista (clarineta e clarone) atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas e no grupo musical Pipoca Moderna (1983 a 1986). Participou também como contrabaixista do grupo “É tudo cena dela”, com o qual gravou dois Cds: “Tamarindos para quem quiser“ e “Vida Colorida” (música infantil).

Como compositor tem escrito música teatro, dança, instrumento solo, obras orquestrais e corais. De 2000 a 2004, o regente ministrou seminários sobre música brasileira e composição nas cidades italianas de Faenza, Ferrara, Cosenza e no conservatório de Perugia.

Camargo foi diretor musical e arranjador do coro-cênico “Bossa Nossa” com o qual realizou intensa atividade artística no Brasil e no exterior. levou o espetáculo "Conversa de Botequim" à Grécia, em 1995. Em 1997, realizou turnê na Itália com o espetáculo Bossa@USP.BR.

Desde 1988 é orientador de Estruturação Musical da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus Administrativo da USP em Ribeirão Preto (PCARP-USP). Atualmente está ligado ao Departamento de Música da ECA-USP/RP. Atua como regente da Banda Municipal de Sertãozinho (A Furiosa) e da USP-Cauim Jazz Band.

Confira a aperformance da USP -Cauim Jazz Band, sob regência de Camargo, na X Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada em 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário