No sábado e no domingo, às 15h, a Cia. Paraladosanjos, de São Paulo, apresenta o show Paraladibom. Fundado em 2001, o grupo tornou-se um dos expoentes em Artes Performáticas no Brasil. Hoje agrega agentes criativos, artistas, técnicos e produtores nas áreas de teatro, circo, dança, música e design.
Paraladibom é um refinado Show aéro-acrobático que resgata números circenses tradicionais, como a rede acrobática, o bambu e o trapézio em balanço, para um contexto contemporâneo. O espetáculo foi contemplado com os prêmios FUNARTE/Carequinha/2008, FICC2006(Campinas) e PAC15/2007.
Sábado, também às 15h, na tenda do Parque Raya, acontece o show De Paes para Filhos, que marca o encontro do cantor carioca Paulo Bi com a poesia de José Paulo Paes. O espetáculo traz poemas musicados entremeados por clipes, animação e bonecos. O show tem o mesmo nome do CD, lançado em 2005, e já foi apresentado em vários palcos, com sucesso de crítica.
Às 16h, o grupo mineiro Ziriguibum! apresenta o show Primeiras Canções, um convite à alegria e um desafio à imaginação. Figurinos e objetos cênicos criam um clima divertido. Voz, violão, contrabaixo, marimba de vidro e diversos instrumentos de percussão, compõem os arranjos, que tem como objetivo valorizar os timbres, melodias e possibilidades sonoras.
O Ziriguibum! atualmente é formado pelos músicos e arte-educadores Denise Ursine (composição, voz e percussão), Cristina Brasil (vocal), Ricardo Ulpiano (violão e guitarra) e Odilon dos Santos (contrabaixo). O grupo vem desenvolvendo desde 2001 um trabalho autoral dedicado ao público infantil e acaba de gravar o seu primeiro cd “Primeiras Canções”.
A última atração do sábado acontece às 17h, com a apresentação do show Programa Rádio Maluca, com o músico carioca Zé Zuca. É show e teatro, com formato de programa de auditório, para crianças de todas as idades. Uma programação familiar. É interativo e envolvente, com a participação do público, sempre em clima de alegria, cultura e muita comunicação.
Foto: Lara Avelar
Zé Zuca canta desde que nasceu. Passou a fazer teatro desde o primeiro exercício de laboratório. Descobriu-se educador no caminho, escritor e radialista mais adiante. Percebeu que criança é a maior plantação do mundo. Juntou tudo em seus trabalhos e vive assim, do jeito que é considerado: multimídia.
Zé trabalha há 29 anos para e com o público infantil. É pedagogo, psicodramatista, arte-educador e foi professor de música em diversas escolas. Escreve textos, livros infantis, compõe e faz direções musicais para teatro profissional adulto e infantil, sendo indicado duas vezes para o prêmio Mambembe.
E domingo tem mais
No domingão (4), a partir das 15h, tem a oficina Brincadeiras e Histórias Cantadas, com o grupo mineiro Serelepe. A atividade cênico-musical traz brincadeiras tradicionais e histórias cantadas. Baseia-se na interação entre músicos e público, crianças, jovens, senhores e senhoras.
Foto: Foca Lisboa
O grupo Serelepe é formado pelo ator Reginaldo Santos, o músico Gabriel Murilo e a radialista Cris Lima. O trio vem se dedicando à música infantil desde 2005. Em 2007, participou do 8º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (Chile).
Em seguida, às 16h, o Grupo TRIII, de São Paulo, apresenta espetáculo de mesmo nome. A proposta é interagir musicalmente com as crianças e os pais, através de um repertório variado e selecionado. O TRIII se especializou em "contar histórias" para crianças com trilha sonora ao vivo!
Marina Pittier, vocalista do Grupo TRII: interação entre crianças e pais
Formado por Fê Sztok (violão e voz), Marina Pittier (voz) e Estevão Marques (percussão), o TRII tem feito inúmeras apresentações como festas juninas e adultas, mas seu foco principal são as festas infantis. O trio está envolvido em projetos musicais tanto no setor de entretenimento quanto no pedagógico.
O I Encontro Brasileiro de Canção Infantil em Ribeirão Preto termina às 17h, com o show Balançando o Coreto. O espetáculo terá Márcio Coelho e Ana Favaretto, acompanhados pela Banda Sinfônica Cauim/USP e Banda Sinfônica Municipal de Santa Rosa de Viterbo.
Com a participação de aproximadamente 80 músicos, o show mostrará arranjos novos para conhecidas canções como O Bicho Homem, Senhor Coelho, Vida Colorida, dentre outras. As crianças podem esperar muita diversão, música boa e a oportunidade de conhecer a sonoridade de instrumentos que comumente não ouvem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário