Começa hoje (1º) o I Encontro Brasileiro de Canção Infantil em Ribeirão Preto. Artistas de todo o País vão promover, até domingo, não apenas shows, mas também oficinas, workshops e mesas de discussões. O evento é coordenado por Márcio Coelho e Ana Favaretto.
Hoje, no Sesc Ribeirão, será realizada a oficina Corpo Cidadão, às 14h, com o Laboratório Musical, de Minas Gerais. A partir de jogos musicais, brincadeiras, exercícios focados na filosofia da roda, os educadores Sílvia Lima e Christiano de Souza criam um ambiente propício para o desenvolvimento da intuição e da criatividade.
Em seguida, às 16h, a educadora musical paraense Silvia Negrão coordena o workshop Catibiribão - Baú de Músicas e Brincadeiras. Cantora, compositora e pedagoga, Silvia realiza um trabalho centrado no resgate de músicas e brincadeiras para crianças e em vivenciar as noções básicas da teoria musical e do canto.
À noite, 20h, também no Sesc, acontece uma mesa de discussões com o tema Conhecendo o Movimento da Canção Infantil Latinoamericana e Caribenha. A atividade será coordenada por Márcio e Ana. O convidado especial é o cantor e compositor Julio Brum, do Uruguai.
O Brasil precisa avançar
"O Brasil ainda não tem um movimento da Canção Infantil, ao contrário de países da América Latina como a Argentina, Colombia e Uruguai", comenta Márcio, que participou do encontro internacional no ano passado no México. "Éramos os únicos representantes do Brasil, enquanto a Argentina, por exemplo, tinha uns dez artista. É algo vergonhoso", disse Márcio ao jornal A Cidade.
Márcio Coelho é compositor, vencedor do Prêmio Nascente 2001 - USP/Editora Abril, mestre e doutor em semiótica e linguística geral pela FFLCH/USP, co-autor do livro Alfabetização Sonora e foi coordenador musical do Programa Ribeirão Criança. Ana é cantora, artista plástica, professora de Educação Artística, graduada em pedagogia e autora de livros didáticos de artes para o ensino fundamental.
Aguarde novos posts com a programação completa no RIBEIRÃO PRETO MUSICAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário