quinta-feira, 1 de julho de 2010

Encontro de Canção Infantil discute "reencantamento" da criança

O I Encontro Brasileiro de Canção Infantil em Ribeirão Preto discute nesta sexta-feira (2), às 8h30, no Sesc Ribeirão, A Canção para Crianças - Um Caminho ao Reencantamento da Infância. O tema será coordenado pela cantora e compositora paranaense Rosy Greca. O Encontro vai até domingo, com shows, oficinas, workshops e mesas de discussões.


Rosy Greca de Oliveira é licenciada em Música e pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Arte. Compositora, intérprete e produtora cultural, compartilhou o palco com artistas de renome nacional como Paulinho da Viola, Tetê Espíndola, Glorinha Gadelha, Tânia Alves e Carlos Lyra.

A artista é premiada autora e diretora musical de dezenas de trilhas sonoras para o teatro, entre as quais se destacam: O Menino Maluquinho, O Pequeno Príncipe, A Flauta Mágica, Flicts, A Fada que tinha Idéias, Ari Areia e Olho D`água.

Na sequência da programação de sexta-feira, às 10h15 acontece o workshop Cancioneiro Folclórico Infantil Brasileiro, coordenado pela cantora e psicóloga Mara Fontoura e pelo cantor e compositor Lydio Roberto (foto ao lado). O workshop é baseado na pesquisa de Mara registrada em uma coleção de dois volumes.

Temas como, o universo do folclore, cultura, formação da música folclórica, cantigas de roda e outras brincadeiras são tratados no workshop e ilustrados ao vivo por Mara Fontoura (foto ao lado) e Lydio, demonstrando as possibilidades artísticas de cancioneiro brasileiro.

Das 14h às 15h30, o compositor Márcio Coelho fala sobre Canção Popular: a extensão estética da fala. O artista é vencedor do Prêmio Nascente 2001 - USP/Editora Abril, mestre e doutor em semiótica e linguística geral pela FFLCH/USP, co-autor do livro Alfabetização Sonora e foi coordenador musical do Programa Ribeirão Criança.

A programação de sexta-feira será encerrada às 16h, com o wokshop Jogos de Mãos e Copos para o Ensino de Música na Escola. A atividade será desenvolvida pela educadora musical catarinense Viviane Beineke.

Com uma abordagem lúdica e criativa do ensino de música, o workshop focaliza o trabalho com canções brasileiras arranjadas para jogos de mãos e copos, buscando possibilidades metodológicas que valorizem a produção musical dos alunos em sala de aula.

O repertório abrange brinquedos de roda, parlendas, adivinhas e trava-línguas, acompanhados com materiais simples, como copos plásticos e sons corporais. O trabalho também procura refletir sobre produção musical infantil e seus entrelaçamentos com a educação musical, um tema que surge na intersecção entre as preocupações com a infância, culturas lúdicas, educação e criação musical.

Os arranjos foram concebidos para a prática musical no contexto escolar e permitem múltiplas formas de utilização em sala de aula pelo professor. Viviane Beineke é mestre e doutora em Educação Musical pelo PPG - Música da UFRGS e professora da UDESC, Santa Catarina.

Também é autora da coleção Canções do Mundo para Tocar, com arranjos para grupo instrumental infantil, e do livro/CD/CD-ROM infantil Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos. Já apresentou trabalhos e ministrou cursos em diversos estados brasileiros, e em países como Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário