quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jair Oliveira fala sobre seu novo trabalho, hoje (27), no shopping Santa Úrsula

O cantor e compositor Jair Oliveira fala sobre o livro/CD Sambazz, o mais recente trabalho do músico paulista, hoje (27), a partir das 19h, na praça central do shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto. O evento faz parte do projeto "Encontro com Livros".


O livro, lançado em abril pela editora portuguesa Leya, descreve passo a passo o processo de criação do CD, da escolha de repertório à finalização, com fotos e partituras. Já o CD (selo S de Samba) reúne canções que mesclam samba, jazz, soul e funk setentista.

Compositor, arranjador, intérprete, músico e ator, Jair Oliveira é filho do cantor Jair Rodrigues. Aos seis anos de idade, deu início a sua trajetória profissional. Seu primeiro trabalho foi cantar “Deus Salvador” no álbum Jair Rodrigues de Oliveira. Desde então não parou mais.

Em 1982, Jairzinho participou do Festival de San Remo, na Itália, com a música “Io e Te”. Logo depois foi convidado para integrar o Balão Mágico, banda infantil que ganhou um programa na Rede Globo e ficou no ar até 1987. O grupo gravou três discos.

Aos 17 anos, Jair entrou no curso de Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP), mas não concluiu. A paixão pela música falou mais alto. Resolveu então ir aos Estados Unidos para estudar música. Ingressou na faculdade Berklee College of Music, de Boston, onde ficou cinco anos.


Formado em 1998, no curso duplo de Produção Musical e Music Business, Jair retornou ao Brasil e montou a produtora S de Samba ao lado dos amigos João Baptista, Dimi Kireeff e Wilson Simoninha.

Na mesma época surgiu o projeto Artistas Reunidos, que reuniu Jair, a irmã Luciana Mello, Pedro Mariano, Wilson Simoninha, Max de Castro e Daniel Carlomagno. A turma tocou durante dois anos em casas noturnas de São Paulo. O projeto rendeu um CD, lançado pela gravadora Trama.

Em 1999, o músico lançou o primeiro disco solo intitulado Dis’ritmia. Em 2002 lançou o CD Outro. Em seguida participou do projeto The New Samba Revue com Patrícia Marx, Simoninha, Mad Zoo e Max de Castro. Em turnê pela Europa, fizeram 22 shows em Portugal, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Itália, Suíça e Inglaterra.

O disco 3.1,lançado em 2003 e último feito na Trama, contou com parcerias de Tom Zé, Otto, Arnaldo Antunes, Dom Betto, entre outros. Em 2006, Jair lançou, pela S de Samba, o álbum Simples. O disco tem entre suas faixas a música “Tiro Onda”, que emplacou numa novela global.

No começo de 2008 lançou seu primeiro DVD Simples, gravado ao vivo no palco do Citibank Hall, em São Paulo. O repertório é composto por canções do álbum homônimo e também por outros sucessos do cantor.

Em 2009 Jair e a esposa Tânia Khalill lançaram Grandes Pequeninos - Livro/CD composto por 12 canções, com participações especiais de músicos e artistas que tiveram filhos ou se tornaram avós há pouco tempo, como Simoninha, Max, Luciana, Vanessa Jackson, Seu Jorge, Maria Paula, Pedro Mariano, João Suplicy e André Moraes. O projeto foi indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil.

Em janeiro de 2010, aos 34 anos, Jair lançou o DVD o Samba me Cantou, gravado junto com Luciana mello em fevereiro de 2009 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O show contou com participações especiais de Cláudio Lins, Anna Luisa, Mariene de Castro, Skowa e Jair Rodrigues.

Um comentário:

  1. Esse trabalho do Jair tá lindo...é de uma sonoridade riquíssima amei. Só ele com a virtuosidade seria capaz disso.

    No link a seguir tentei descrevi o que eu senti ao ler e ouvir dese livro e cd

    http://www.fotolog.com.br/pedromarianoavoz/65329409
    bjs

    ResponderExcluir