segunda-feira, 29 de abril de 2013

Kayami Satomi apresenta recital de violoncelo, nesta terça (30), às 20h30, no Theatro Pedro II


      Divulgação
O diretor artístico e regente da Orquestra Camargo Guarnieri e do UDI Cello Ensemble, Kayami Satomi, apresenta um recital de violoncelo, nesta terça-feira (30), a partir das 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP.

O recital é uma realização da Fundação D. Pedro II, Grupo Pró-Música e USP (Departamento de Música da FFCLRP-USP e  Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Para estudantes a entrada é gratuita.

Nascido em uma família de músicos, Kayami iniciou seus estudos aos quatro anos de idade com a mãe, Alice Lumi Satomi. Aos sete, ingressou como aluno de extensão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cursou Bacharelado em música na mesma instituição e fez mestrado na Escola Superior de Música de Münster, na Alemanha, onde se formou com nota máxima.

No período de estudos na Europa, foi bolsista da Fundação Yehudi Menuhin. Teve como professores regulares de violoncelo Nelson Campos, Felipe Aquino e Matias de Oliveira Pinto, e em festivais e master classes com Antonio Meneses, Zygmunt Kubala, Alceu Reis, Colin Carr e Matt Haimowitz.

Atualmente, além de regente e diretor artístico do OCG e UDI, o músico é professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia. Kayami foi membro fundador do Grupo Quarta Dimensão, um trabalho de pesquisa sonora com forte inclinação para música brasileira, que registrou sua composição “Baião Mimoso” e sete arranjos seus no CD “Músicos e Poetas”.

O músico tocou no "International Festival of the Young Musicians-Prishtina/Kosova", em Kosovo e em Breslau (Wroclaw), Polônia. Participou do Ensemble Hörsinn em Münster, grupo de música contemporânea.

Kayami Satomi, ao lado do músico Ronaldo Rolim em Concerto de Piano e
Violoncelo, com obras de Claude Debussy, Chopin e Sergei Rachmaninoff

Foi laureado em diversos concursos, entre eles o primeiro lugar nos concursos Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba), Paulo Bosísio (Juiz de Fora), Francisco Mignone (Rio de Janeiro), e recebeu também o Prêmio Mariuccia Iacovino, no I Concurso Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, no Rio.

Paralelamente, frequentou festivais e encontros – destacando Accademia Chigiana em Siena (Itália), Kronberg (Alemanha), Manchester (Inglaterra), Amsterdam Cello Biennal (Holanda), entre outros.

Kayami já se apresentou em salas da América Latina, Europa e Estados Unidos, e já atuou sob a batuta de maestros como Roberto Minczuk, Kurt Masur e Cristoph Eschenbach. Em julho de 2007 foi solista do Concerto de Elgar, em Berlim, com a Orquestra da Filarmônica da Universidade Humboldt, sob a regência de Constantin Alex.

No mesmo ano, solou as Variações sobre um tema Rococó, de Tchaikovski, dentro da programação "Solisten Forum" em Münster, e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência de Marcos Arakaki.

Realizou a estreia latino-americana do concertino para violoncelo e orquestra, intitulado “El Luisón del Yvytyrusu”, de Diego Haase, em Assunção, sob a batuta do próprio compositor, em 2005.

No Brasil, atuou como solista em:

  • Concerto em Si Bemol, de L. Boccherini, com a Orquestra de Piracicaba regida por Ernest Mahle, em 2001
  • Concerto n° 1, de Saint-Saens, com a Orquestra Sinfônicas de Campinas, sob a regência de Aylton Escobar, em 2002
  • Concerto para dois violoncelos em Sol Menor, de A. Vivaldi, com a Orquestra Jovem da Paraíba, regida por Luís Carlos Durier, em 2004
  • Concerto em Ré Maior, de J. Haydn, com a Sinfônica de Limeira, sob a batuta do maestro Rodrigo Müller

(com informações de Rogério Vasconcelos de Almeida, diretor financeiro e produtor da Associação Pró-Música de Uberlândia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário