quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Trio La Primavera apresenta música espanhola dos séculos XVI e XVII, hoje (23), no Minaz

Maaike Boekholt, Anabela Marcos e Regina Albanez

O trio La Primavera, composto pela soprano Anabela Marcos e pelas instrumentistas Maaike Boekhot (viola da gamba) e Regina Albanez (Guitarra Barroca), apresenta o concerto Ay Amor com elementos da música vocal e instrumental espanhola do século XVI e XVII, nesta quarta (23), às 20h30, no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto, SP.

O espetáculo do grupo holandês abre a temporada do Teatro Minaz em parceria com Sesc e integra a série Ópera e outros Cantos. Hoje, das 9h às 12h, o trio ministrará um Workshop sobre a interpretação da música vocal e instrumental do período citado. O Minaz fica na rua Carlos Chagas, 273 - Jd. Paulista.

No show de hoje à noite, o trio La Primavera apresentará um repertório que remete ao período em que a Espanha vivia um momento marcado pela importância e atividade dos seus centros culturais e influências exteriores árabes e norte africanas, caracterizadas no ritmo das composições. Os ingressos custam de R$ 2,50 a R$ 10.

A soprano Anabela Marcos, após se diplomar arquiteta, iniciou seus estudos de música no Conservatório de Lisboa. Como bolsista da Fundação Gulbenkian obteve diplomas de Canto barroco, Concerto e Ópera pelo Conservatório Real de Haia, na Holanda.

Durante a carreira cantou vários papeis principais entre os quais: Pamina (Flauta Mágica), Zerlina (Don Giovanni), Suzanna (Bodas de Fígaro), Titânia (Sonhos de uma Noite de Verão), Daphne (Apolo e Daphne), Clori (Egisto) e Vênus (Rei Artur).

Como concertista apresentou-se nas mais importantes salas uropeias e trabalhou com Ton Koopman, Sigiswald Kuyken e Michel Corboz, entre outros. Integra o trio barroco La primavera, o grupo Enseble 1939 e faz Duo com a pianista Ana Sanchez Donate.

Maaike Boekholt estudou viola da gamba com Freek Borstlap e Anneke Pols. Atua como continuo e solista na Holanda e em outros países, participando de numerosas gravações de rádio, TV, e CDs.

Venceu vários concursos com diferentes grupos e tocou em diversos festivais internacionais como o Voor Oude Muziek in Trecht, Ambronay, Royaumont, Vlaanderen Brugges e Insbrucher Festwochen der Alten Musik.

Regina Albanez estudou violão com Henrique Pinto e graduou-se em composição pela Unicamp. Em 1986 mudou-se para Holanda aperfeiçoando-se no Conservatório Real de Haia, com Toyohiko Satoh, em instrumentos antigos como a guitarra barroca, alaúdes e teorba.

Ela integra vários grupos, entre eles o Musica Temprana, Grain de La Voix, Ensemble Quintus e La Suave Melodia, tendo vencido vários concursos internacionais de música antiga. Participa de gravações de rádio, TV, CDs e Festivais Internacionais, tendo se apresentado em países como a Coreia e Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário