quarta-feira, 23 de junho de 2010

Noel Rosa será homenageado por trio, domingo (27), no Sesc Ribeirão

O centenário do compositor Noel Rosa será celebrado pelos músicos Gustavo Rodrigues (pandeiro e voz), Eloy Brito (bandolim) e Cléber Rangel (violão), neste domingo, das 11h às 13h, na Área de Convivência do Sesc Ribeirão. Com o show Conversa de Botequim, o trio mostra grandes sucessos de Noel, como Com que Roupa?, Feitiço da Vila e Palpite Infeliz.

Noel de Medeiros Rosa nasceu no Rio de Janeiro, dia 11 de dezembro de 1910. Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel foi um dos mais importantes artistas do Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época.


Noel era de família de classe média. Nasceu de um parto difícil, a fórceps, o que causou uma deformidade na mandíbula. Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido. Logo, passou ao violão e tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas preferiu a vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja.

O músico foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito. Começou a fazer música em 1929. Em cinco anos, de 1929 a 1933, Noel compôs mais de 300 canções. Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com canções que primam pelo humor e pela veia crítica.


Noel casou-se em 1934 com Lindaura, mas era apaixonado por Ceci, uma dama do cabaré. Boêmio, passou os anos seguintes travando uma batalha contra a tuberculose. Mudou-se para Belo Horizonte, trabalhou na Rádio Mineira, sempre na boêmia. De volta ao Rio, jurou estar curado, mas morreu em casa, no bairro de Vila Isabel, em 1937, aos 26 anos. Tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário