terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Unaerp decide não abrir vagas para o curso de Licenciatura em Música em 2012

Alexandre Carolo

A Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) decidiu não abrir vagas em 2012 para o curso de Licenciatura Plena em Música. A justificativa, segundo os alunos nada convincente, foi a necessidade de reformulação do curso, que existe desde 1968. A decisão da reitoria pegou os discentes e professores de surpresa. Seria o fim definitivo do curso?

De acordo com a coordenadora do curso, professora Érika de Andrade Silva, com base nas informações da direção da Unaerp, a interrupção da abertura de vagas está programada apenas para os dois semestres de 2012. No entanto, os alunos temem que essa decisão se estenda e acabe com a extinção do curso, assim como ocorreu com a Musicoterapia.

A decisão causou surpresa, uma vez que a demanda por professores de música é alta, principalmente após a decisão do governo de tornar obrigatório o ensino musical nas escolas brasileiras, a partir deste ano, de acordo com a Lei nº 11.769. O Brasil esbarra em um considerável déficit de professores capacitados para ensinar música.

De acordo com a coordenação, os alunos que estão matriculados têm a garantia de que vão concluir o curso e receber o diploma. No site da Unaerp, o curso Licenciatura Plena em Música é citado como um dos dez melhores cursos do País, com base no conceito Enade, de acordo com matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, em junho de 2007.

Nos corredores do Bloco I da Unaerp, onde funciona o curso de Música, o clima é de desconfiança e indignação. O blog Ribeirão Preto Musical entrou em contato com a assessoria de imprensa da Unaerp, pedindo uma posição oficial sobre o assunto. Assim que a instituição de ensino se posicionar, publicaremos nova nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário