quinta-feira, 24 de março de 2011

Escolas terão que oferecer aulas de música a partir do segundo semestre de 2011

Professores precisarão ter formação musical;
poucas escolas já estão preparadas

EPTV.com

A partir do segundo semestre todas as escolas de educação infantil e do ensino fundamental terão que oferecer aulas de música para os alunos das redes pública e particular. A decisão de tornar a disciplina obrigatória na grade curricular foi tomada há quase três anos. Apesar disso, a menos de cinco meses para o prazo final, poucas escolas estão preparadas para a mudança.


Em agosto, as escolas públicas e particulares deverão ter a disciplina e, para isso, os professores precisam ter formação musical. A lei não determina a quantidade de aulas nem o conteúdo. Em São Carlos, seis professores contratados pela prefeitura receberam um treinamento e, no mês que vem, vão visitar as escolas.

Em Franca, na região de Ribeirão Preto, os alunos das escolas municipais já têm acesso à música há mais de 15 anos. São 50 minutos de aula, uma vez por semana. “Nós trabalhamos com todos, com a intenção de fazer com que a criança goste da música”, disse a coordenadora de educação musical da cidade, Lisiane Bassi.

Em Campinas, os detalhes só começaram a ser definidos agora. “Os professores serão gradualmente formados via universidade e cursos para que os alunos possam ter a oportunidade de conhecer a diversidade musical”, explicou o representante da Coordenadoria de Artes de Campinas Hamilton Lima.

Para a representante da associação brasileira de educação musical, Ilza Zenker Joly, a lei é uma conquista, mas as escolas terão que superar vários desafios. O primeiro é em relação às contratações. “A licenciatura ficou esquecida. Pelo menos dentro dos próximos 5 anos a gente ainda vai ter dificuldade para ter licenciados para as vagas disponíveis”.

A Secretaria Estadual de Educação informou que os professores já trabalham, de diferentes formas, assuntos relacionados à música com os estudantes, mas isso é feito nas aulas de arte.

Um comentário:

  1. Tomara que nao façam destas aulas de música oque fizeram das aulas de filosifa no estaado. Que não tratem o professor e músico commo um servidor público com um instrumento na mãop..

    boa sorte futuro colegas

    ResponderExcluir