Maestro Júlio Medaglia em ação no programa Prelúdio da TV Cultura
O barítono Locher não está sozinho. A cantora Renata Ferrari, paulistana, também radicada em Ribeirão Preto, figura na lista dos participantes. Gabriel e Renata foram escolhidos durante audições entre 60 músicos previamente selecionados, realizadas no Teatro Franco Zampari, na capital paulista. Ao todo, o programa recebeu mais de 100 inscrições.
"No meio musical, é um programa muito respeitado. Uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e interpretar uma obra com orquestra e um supermaestro", disse Renata em entrevista ao jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. A cantora, que já participou do programa em 2009, grava a sua participação no dia 23 de outubro.
A direção artística do Prelúdio é do maestro Júlio Medaglia, responsável também pela pré-seleção dos candidatos. A fase de classificação inclui oito eliminatórias, duas semifinais e a grande final na Sala São Paulo. As eliminatórias são gravadas, mas as duas últimas etapas serão transmitidas ao vivo, dias 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro.
O vencedor do programa ganha uma bolsa de estudos na Alemanha oferecida pelo Instituto Goethe, além de uma vaga como solista em um concerto especial promovido pela TV Cultura.
Gabriel Locher, 24 anos, é integrante da Cia. Minaz de Ribeirão Preto desde 1996. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Escola de Comunicação e Artes da USP Ribeirão Preto, Locher iniciou seus estudos de canto aos 17 anos com a maestrina Gisele Ganade, por quem ainda é orientado.
Participou de masterclasses e workshops com renomados cantores, entre eles, Jorge Vaz de Carvalho (Portugal), Richard Prada (Holanda), Adélia Issa (Brasil) e Niza de Castro Tank (Brasil). Atuou sob a batuta de maestros renomados como Roberto Minczuck, Antônio Pantaneschi, Norton Morozowicz, Cláudio Cruz, entre outros.
Como coralista e solista do Coral Minaz adulto, do Coral de Câmara e do Madrigal Minaz, participou de montagens como solista na cantata Carmina Burana (Carl Orff) e nas óperas A Flauta Mágica (Mozart) - como Papageno -, Pagliacci (Leoncavallo), e dos musicais Hair (Weller), Ópera do Malandro (Chico Buarque) e Saltimbancos (Luiz Enriquez).
Atualmente estuda tecnologia musical e orquestração sendo responsável pela gravação de áudio da série Movimento Violão, e também da gravação do CD Mosaico, do Madrigal Minaz. Atua como professor de musicalização de adultos na Cia.
Renata Feerrari é bacharel em Canto e Arte Lírica, formada pelo Departamento de Música da ECA USP, sob orientação da professora Yuka de Almeida Prado. Em 2005 foi bolsista do 36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão sob a orientação dos professores Fernando Portari e Rosana Lamosa.
Em 2006 foi bolsista do 28º Curso Internacional de Verão de Brasília, onde fez aulas com Marta Herr e André Vidal. Participou de diversos master-classes, entre eles, com a mezzo-soprano russa Elena Obraztsova e Ricardo Ballestero.
Em 2007 ficou em 2º lugar no concurso Jovem Solista do Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto e estreou na ópera Rigoletto de Verdi como condessa de Ceprano no Teatro Pedro II.
A cantora realiza recitais e apresentações como solista em vários lugares. Já atuou com o Quarteto Portinari, na Sala São Paulo, participou do projeto Cultura em Canto, no Theatro Pedro II, e já solou junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na Igreja Santo Antonio de Pádua e no Concerto de Natal, sob regência do Maestro Claudio Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário