O guitarrista Big Gilson, considerado um dos grandes guitarristas de blues-rock do Brasil, toca acompanhado pela banda Motocircus, nesta quinta-feira (24), a partir das 21h, no Sesc Ribeirão. No repertório, composições próprias e clássicos do rock'n roll e do blues.
Big Gilson, artista da TopCat Records (EUA) e Blues Time Records (Brasil), é autodidata. Toca desde os 15 anos. Cantor e compositor, o guitarrista é reconhecido internacionalmente por público e crítica. Começou com o blues branco de Johnny Winter, Eric Clapton e Roy Buchanan, passando depois a conhecer velhos mestres, como Buddy Guy, Elmore James, Albert King, Freddie King, Robert Johnson, entre outros.
O artista já se apresentou por todo o Brasil, EUA, Argentina e Europa. Dividiu palco na mesma noite com artistas do quilate de Steve Winwood (Brazilian tour), Johnny Rivers (70 mil pessoas), Magic Slim, Saffire, Walter “Wolfman” Washington, Correy Harries e o mestre B.B. King, e outros.
Fundador da Big Allanbik, uma das pioneiras bandas de blues brasileiras, Gilson solidificou sua carreira no Brasil e no exterior, onde toca regularmente. Em 1997 ele lançou Yellow Mojo Blues, primeiro CD de blues nacional totalmente acústico. Em 1998, lançou Cab Driver Blues, gravado em Dallas, EUA.
Também possui no currículo o bem sucedido Live At The Blue Note, capturado ao vivo. O CD rendeu o patrocínio das Guitarras G&L, fabricadas artesanalmente na Califórnia pelo lendário Leo Fender, que projetou e fabricou aquela que viria a ser uma das mais famosas guitarras do mundo, a Fender.
Em 2004, Big Gilcon comemorou dez anos de carreira, com o lançamento do CD Puro Feeling, com músicas que traduzem a década de estrada pelo mundo, onde o Big consolidou a influência de toda a música que teve oportunidade de ouvir.
Em 2005 e 2006, além dos EUA e Europa, o artista fez um mês de turnê pela Inglaterra, no Circuito Britânico de Blues, juntamente com cantor Inglês The Wolf, que já participou de bandas ao lado de Eric Clapton, Mick Jagger e Peter Green.
Big Gilson tem se apresentado regularmente nas maiores feiras de instrumentos musicais do mundo, como a Namm Shom, na Califórnia, e Music Mess, em Frankfurt, junto à fábrica Hering, que além de harmônicas, produz guitarras utilizadas por ele.
O artista é conhecido pela técnica apurada do slide-guitar. Os ingressos para o show desta quinta cutam de R$ 2,50 a R$ 10. O Sesc Ribeirão fica na rua Tibiriçá, 50 - Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-4477.