quinta-feira, 8 de março de 2012

Centro Cultural Palace e Pedro II têm programação cultural para o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), conta com uma programação cultural no Centro Cultural Palace e na esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. A música obviamente integra a programação de homenagens às mulheres.

No Centro Cultural Palace, a programação cultural completa vai das 9h às 20h. A música será representada pelo Coral Adevirp, às 11h, e pelo Coral Instituto Plural, às 13h. Na esplanada do Pedro II, a música ganha força com o ritmo da Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos, às 15h.

Shopping Santa Úrsula tem Bossa Nova e Jazz, em homenagem às mulheres, hoje, ao meio-dia

Os músicos Paulo Capelozza (piano), Fernando Capuzzi (violão e guitarra semi acústica) e Arthur Lauton (violino) vão homenagear o público feminino com clássicos do Jazz e Bossa Nova, nesta quinta-feira (8), das 12h às 15h, na entrada principal do Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto, SP. Haverá surpresas para as mulheres da plateia.


Paulo Capelozza (foto) iniciou os estudos musicais aos seis anos de idade. Foi aluno do saudoso pianista João Viviani. Neto do Maestro Tino Capelozza, Paulo é a quarta geração de músicos da família. Fernando Capuzzi, o Japão, é multinstrumentista, professor e produtor musical.

Arthur Lauton toca violino deste os sete anos. Aprendeu teoria musical com a mãe, a pianista e professora Rosangela Carvalho, formada pelo Conservatório Heitor Villa-Lobos. Lauton participou de vários trabalhos com a Orquestra Sinfônica de Franca, Orquestra Jovem Camerata de Araraquara e Orquestra Filarmônica da USP.

terça-feira, 6 de março de 2012

Carlos Kater ministra oficina para professores e educadores de Música no teatro da Unaerp

O curso de Licenciatura Plena em Música da Unaerp realiza neste sábado (10), das 14h às 17h, a oficina “Era uma vez...uma pessoa que ouvia muito bem”, orientada pelo palestrante Carlos Kater, doutor em História da Música e Musicologia pela Universidade de Paris. O evento acontece no Teatro Bassano Vaccarini, campus de Ribeirão Preto. As inscrições custam R$ 25,00.

O evento é voltado para professores da educação infantil, do ensino fundamental e educadores musicais, especificamente para os que trabalham com crianças de 4 a 11 anos. Com o objetivo de desenvolver os aspectos da percepção sonora, Kater realizará diversas atividades, entre elas vivências sonoro-musicais baseadas no livro que dá nome à oficina.

“Escutar os sons da casa, da escola ou da rua... é como enxergar cada pessoa. Faz bem, é bom e necessário para vivermos juntos numa boa! Agora então ficou claro... o som é como a gente, cada um é um e... sempre diferente!!!”, diz um trecho do livro, revelado pela coordenadora do curso de Música, professora Érika Andrade Silva.

As inscrições podem feitas na secretaria do curso de Música, que, por enquanto, ainda funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h, no Bloco I da Universidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3603-6770.