Aos 31 anos, Diogo Nogueira também é compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. Filho do saudoso sambista João Nogueira, acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas. Chegou a treinar futebol na categoria de base de clubes no Rio e Porto Alegre, mas se machucou e desistiu. A MPB ganhou um grande artilheiro.
No final de 2005, participou do show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando os 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Naquela noite, o sambista emocionou a plateia ao interpretar "O Poder da Criação". Em 2007, gravou o primeiro DVD no Teatro João Caetano, no Rio, com clássicos do samba e inéditas, ao lado de Marcelo D2, Xande de Pilares e o violonista Marcel Powell.
Diogo foi um dos indicados ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2008, na categoria "Revelação". Em novembro do mesmo ano, Diogo participou da festa do Grammy Latino 2008, no Texas, EUA, prêmio que foi indicado na categoria principal, como "Artista Revelação", e ainda fez shows em Los Angeles e San Diego.
Em junho de 2009, o cantor lançou o segundo CD de sua carreira, "Tô fazendo a minha parte", no qual apresenta músicas inéditas, de sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Flavinho Silva, dentre outros.
Washington Possato
Em outubro de 2009, Diogo Nogueira se sagrou tetracampeão na Portela, co-assinando, pelo quarto ano consecutivo, o samba-enredo da escola de samba do coração da família Nogueira. Tanto em 2007, quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela.Em julho de 2010, o cantor gravou o segundo DVD de sua discografia, “Sou eu”, no palco do Vivo Rio, que teve os cinco mil ingressos esgotados na véspera. No show, Diogo recebeu a participação de Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione, Hamilton de Holanda e dos bailarinos da Cia. de dança Carlinhos de Jesus. Seguiu então em turnê na Europa.
Em 2010, Diogo ganhou o Prêmio VMB da MTV Brasil, na categoria “Melhor artista de MPB”, além de ter concorrido ao melhor clipe do ano, um fato inédito na história da MTV para um clipe de samba. Em novembro do mesmo ano, o cantor ganhou o Grammy Latino, na categoria brasileira de “Melhor Álbum de Samba”, pelo disco “Tô fazendo a minha parte” (EMI Music).
João Nogueira, pai de Diogo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário